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Você já ouviu falar em Ceratocone? Descubra

O ceratocone é uma enfermidade que faz com que a córnea se projete para a frente, formando uma saliência em forma de cone, o que pode levar ao comprometimento da visão. Ocorre a partir da redução progressiva na espessura da parte central da córnea, que é empurrada para fora, formando essa saliência. A córnea funciona como uma lente fixa sobre a íris, a área colorida dos olhos, e, através da pupila, projeta a luz sobre a retina. Alterações na transparência e curvatura da córnea podem comprometer a visão. O defeito do ceratocone impede a projeção de imagens nítidas na retina e pode promover o desenvolvimento de grau elevado de astigmatismo irregular e miopia. Causas Doença genética rara, de caráter hereditário e evolução lenta, se manifesta mais entre 10 e 25 anos, mas pode progredir até a quarta década de vida ou estabilizar-se com o tempo. Atualmente, enfermidade atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil e pode atingir os dois olhos de maneira assimétrica, ou seja, o distúrbio pode afetar mais um olho que o outro. Sintomas Pessoas com história da doença na família com um quadro de ceratocone subclínico não apresentam sintomas. Quando aparecem, porém, variam de acordo com a fase da doença. O mais característico é a perda progressiva da visão, que se torna borrada e distorcida (tanto para longe quanto para perto) e obriga a aumentar com frequência o grau das lentes dos óculos até que a solução é substituí-los por lentes de contato, que podem ser de diferentes tipos. Outros sintomas incluem: – Sensibilidade à luz (fotofobia); – Comprometimento da visão noturna; – Visão dupla (diplopia); – Formação de múltiplas imagens de um mesmo objeto (poliopia) ou de halos ao redor das fontes de luz são outros sintomas da doença. O recuo da pálpebra inferior provocado pelo crescimento do cone, quando a pessoa olha para baixo (sinal de Munson), e a perda aguda da visão causada pelo escape do humor aquoso que flui para dentro da córnea (hidropsia) são complicações que podem surgir nos estágios mais avançados da doença. Tratamento – Estágio inicial: o uso de óculos é suficiente para recuperar a acuidade visual. – Crosslinking: é uma intervenção que tem por objetivo fortalecer as moléculas de colágeno da córnea para evitar que ela continue abaulando. Basicamente, a técnica consiste em raspar a superfície da córnea, para depois aplicar um colírio à base de vitamina B2 (riboflavina) e, em seguida, um feixe de luz ultravioleta. – Anéis intracorneais ou intraestromais, chamados anéis de Ferrara, são utilizados para regularizar a curvatura da córnea, quando os óculos e as lentes de contato não produzem mais o efeito desejado. – Transplante de córneas é indicado somente para um número pequeno de casos mais graves, quando os pacientes deixaram de responder bem às outras formas de tratamento.

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Benefício Farmácia: usuários já podem solicitar o reembolso

A AMS anunciou que já está disponível no Botão de Serviços a opção REEMBOLSO DE BENEFÍCIO FARMÁCIA. Para solicitar o reembolso, tenha em mãos a receita médica e cupom/nota fiscal para preenchimento dos dados obrigatórios do serviço. Em um mesmo protocolo do Botão de Serviços, poderão ser solicitados mais de um medicamento. E lembre-se: sempre deverão ser anexados a receita médica e o cupom/nota fiscal. Fonte: Portal AMS

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Última semana para aumentar a contribuição do PP-2 e outros planos

A Petros alerta que é a última semana para que os participantes que queiram aumentar a contribuição mensal do Plano Petros-2 e outros 19 planos administrados possam fazê-lo. A alteração nos percentuais ocorre, anualmente, sempre no mês de junho, e pode ser feito até as 21h30, do dia 30 de junho. Outros planos Assim como o PP-2, segundo maior plano da Fundação, os participantes de outros 19 planos (Gasprev, IBPprev Associados, Liquigás, PTAprev, Repsol, Sulgasprev, Termoprev, AnaparPrev, CRAprev, CRCprev, CROprev, Eldorado Prev, FenajPrev, IBAprev, PreviContas, PrevItália, Prev-Estat, Simeprev e SinMed/RJ) também podem alterar o valor da contribuição descontada para garantir sua aposentadoria no futuro. Para revisar a contribuição mensal, os participantes desses 19 planos devem imprimir o formulário específico na Área do Participante. No caso dos planos instituídos (CRAprev, AnaparPrev, CRCprev, PrevItália, SinMed/RJ, CROprev, FenajPrev, IBAprev, PreviContas, Prev-Estat e Simeprev), os participantes devem imprimir o documento e enviá-lo à Petros. Já os participantes dos planos patrocinados (Gasprev, IBPprev Associados, Liquigás, PTAprev, Repsol, Sulgasprev, Termoprev e EldoradoPrev) devem procurar o consultor de sua unidade. Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Relacionamento (0800 025 35 45). Fonte: Portal Petros

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Eleições da Petros: conheça os candidatos apoiados pela AMBEP

As Eleições para os Conselhos Fiscal e Deliberativo da Petros estão chegando. A Fundação já divulgou o calendário do seu processo eleitoral. Neste ano, a AMBEP está apoiando três chapas inscritas (duas para o Conselho Deliberativo e uma para o Conselho Fiscal), com o objetivo de renovar os quadros de conselheiros, que vêm se repetindo por anos. Conheça os candidatos inscritos: Para o Conselho Deliberativo José Roberto Kaschel Vieira (Titular) Graduado em Engenharia Civil, com MBA em Gestão Empresarial e especialização em Engenharia Ambiental, teve uma trajetória de 38 anos na Petrobras, tendo atuado na REPLAN, no Abastecimento Corporativo e na Liquigás. Durante esse período exerceu diversas funções gerenciais nas áreas de Qualidade de Produtos, Planejamento e Controle, Organização e Gestão, Engenharia e SMS, nas quais teve oportunidade de gerenciar projetos bem-sucedidos. Herval Filho (Suplente) Foi admitido em 1979, na Refinaria Landulpho Alves (RLAM), onde atuou por 10 anos como Técnico Químico. Além da Bahia (ESSAL e CEN-NOR), trabalhou no Rio de Janeiro (GAPRE, Abastecimento, Transpetro, Internacional e Engenharia), Mato Grosso do Sul (Engenharia) e Paraná (BR Distribuidora). Foi aprovado, sucessivamente, em concursos externos para Administrador Jr. e Pleno, em 1998 e 2002, respectivamente. Atuou em diversos cargos de confiança, nas áreas de supervisão, coordenação e gerência ao longo de mais de 37 anos de empresa. Por meio do PIDV, aposentou-se em 2017, na área de Governança Corporativa. É pós-graduado em Marketing pela ESPM-RJ, MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ, e Mestrado (não concluído) pelo mesmo IBMEC-RJ. Para Conselho Deliberativo Antero Miranda de Abreu (Titular) Engenheiro civil formado em 1972, foi admitido na Petrobras em 1974 como Engenheiro Civil na Divisão de Projetos Industriais (DIPRI) do Serviço de Engenharia, exercendo atividades técnicas e tendo participado da elaboração e fiscalização de Projetos para as Refinarias REVAP, RLAM e REDUC. A partir de 1990, atuou na área gerencial até a aposentadoria em 2002, em funções de atividades de Gerencias de Setores Técnicos, Planejamento, Métodos de Engenharia, Custos e, posteriormente, Gerente da Divisão de Engenharia SEGEN e Gerência de Obra para a Transpetro. Após a aposentadoria em 2002, começou a prestar consultoria nas áreas de Gestão e Técnicas de Engenharia. Raul Corrêa Rechden (Suplente) Engenheiro eletricista, foi diplomado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1972. Admitido na Petrobras como engenheiro de equipamentos em 1973, foi designado para a Refinaria Alberto Pasqualini, em Canoas- RS, exercendo, entre 1977 e 1991, a chefia dos setores de instrumentação, eletricidade, áreas de manutenção e automação industrial, respectivamente. Aposentou-se em 1996, passando a prestar consultoria e projetos na área de automação industrial, além de participação em sociedades incorporadoras. Participou da campanha pela criação da CPI dos Fundos de Pensão, bem como da elaboração e encaminhamento de denúncias de irregularidades na gestão da PETROS encaminhadas à PREVIC, CVM, MPF e TCU. Colaborou também na elaboração de interpelações encaminhadas à própria PETROS pelo grupo GDP. É membro do Comitê de Investimentos da PETROS, indicado pelos conselheiros eleitos desde julho de 2016, estendendo seu atual mandato até 13 de julho do corrente ano. Para Conselho Fiscal Linaldo Coy de Barros (titular) Aposentado da PETROBRAS, trabalhou na Companhia de 1976 a 2014. Bacharel em Ciências Contábeis e Direito, com especialização em Ciências Contábeis pela UFRJ, é pós-graduado em Gestão de Negócio pela USP e de Empresariais–Amana. Foi Conselheiro Fiscal da RIOPOL, IBIRITERMO e TBG. Atuou como Gerente de 1980 a 2006 e Consultor até 2014. Possui experiência nas áreas Administrativa, Auditoria, Tributária, Contábil, Jurídica e Fiscalização. Foi Coordenador na implantação do SAP-R3 e Controles Internos. Foi professor das Universidades Petrobras e Veiga de Almeida e do IBEC. Atualmente, é Diretor Administrativo-financeiro da AMBEP TurSeguros. Tereza Soares (suplente) Administradora pós-graduada, em 1985, foi admitida no RH do TEMADRE, Terminais N e NE e desempenhou funções na gestão das áreas operacionais. Em 2002, foi Coordenadora do Sistema de Gestão Integrada da TRANSPETRO. Também foi Controller do PEGASO, com investimentos de R$ 4,2 bilhões. De 2008 a 2016, atuou na TRANSPETRO como Gerente de Estratégias de SMS e de Auditorias de Segurança Operacional. Por 16 anos, exerceu funções gerenciais na PETROBRAS. Foi professora do PROMINP, UFPE e da Universidade PETROBRAS. Aposentou-se em 2016 e, hoje, atua como assessora de executivos em planos de recuperação judicial, aquisição e fusões. Fique de olho no calendário! Período de votação: De 02 a 16 de setembro Acompanhe em nossos canais a Eleição de Conselheiros da Petros 2019 e participe.

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Petros divulga candidatos inscritos para os Conselhos Deliberativo e Fiscal

A Petros divulgou em seu portal (www.petros.com.br) as oito duplas de titular e suplente que se inscreveram para as eleições ao Conselho Deliberativo da Petros, enquanto outras duas concorrerão ao Conselho Fiscal. O prazo de inscrição terminou às 17h do dia 18 de junho. Confira, abaixo, a lista de inscritos: É importante destacar que a próxima fase, de acordo com o edital, prevê a possibilidade de questionamentos ou pedidos de impugnação das candidaturas até 28 de junho. Caso isso ocorra, os inscritos poderão apresentar defesa entre os dias 8 e 12 de julho, tendo a divulgação final dos nomes dos candidatos prevista para a semana dos dias 15 e 19 de julho. O período de votação ocorrerá entre os dias 2 e 16 de setembro. Os candidatos eleitos cumprirão um mandato de quatro anos. Duas duplas de titular e suplente serão escolhidas para o Conselho Deliberativo — uma será formada por assistidos (aposentados ou pensionistas) e a outra será a mais votada após o preenchimento da primeira vaga, podendo ser formada por ativos ou assistidos. Para o Conselho Fiscal, será eleita apenas uma dupla de assistidos. Os participantes poderão votar pelo Portal Petros, pelo telefone (número gratuito que será divulgado em breve) e pelo aplicativo da Petros. O processo eleitoral será acompanhado e certificado por empresa especializada em segurança da informação. A Petros divulgará em julho o currículo e à proposta de trabalho de cada dupla. Fonte: Portal Petros

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Macaé promove tradicional festa junina

Venham participar do arraiá da AMBEP -Macaé Esperamos por ôces de braços abertos cum rôpa bem bunita da roça. Vai tê muita cumilança, brincadeiras e rasta pé!!! Reservas pelos telefones: 22-2759-0856/22-2759-0850/3377-2065 Data: 06 de julho Hora: 16:00 às 21:00 Local: Espaço Zaad Rua Leopoldina de Araujo 1017 Bairro Visconde de Araujo Sócios titular: R$20,00 Beneficiários: R$ 40,00 Criança de 06 a 12 anos: R$30 Criança de 00 a 05 anos: não pagam

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Vitória pesquisa sobre o envio eletrônico de informativos

A Representação de Vitória tem recebido solicitações de associados que preferem receber os informativos da Unidade eletronicamente, via e-mail. Nós gostaríamos de ouvir a sua opinião. Você prefere receber o Informativo da AMBEP por e-mail? Como realizaremos o envio do informativo impresso na próxima semana, pedimos que faça a sua solicitação até o dia 24 de junho, pelo e-mail vitoria@ambep.org.br. Pedidos realizados após essa data somente serão incluídos na próxima edição do Informativo. ATENÇÃO! Para atuarmos de acordo com a política de e-mails da Petrobras, não enviaremos o informativo para os e-mails @petrobras.com.br. Usaremos apenas a base de e-mails pessoais cadastrados.

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Arraiá de São José dos Campos: ingressos à venda

A nossa Tradicional Festa Caipira acontecerá no dia 29 de junho e ocê num podi perdê! Vai ter quadrilha, comidas típicas, brincadeiras e o bom arrasta pé. A festança é nossa. Participe. Convites limitados! Data: 29/06 (sábado) Horário: das 18h às 22h Local: Sitio Bassi Endereço: Av. Osberre Bassi, 367 – Jardim São Judas Tadeu Traje desejável: a caráter. Valor: R$ 30 por pessoa (Titular e dependente) R$ 15 criança (de 06 a 10 anos) Abaixo de 06 anos não paga. É importante registrar apenas se ocupará lugar à mesa para reserva de cadeira. IMPORTANTE! VAGAS LIMITADAS A 03 (TRÊS) DEPENDENTES POR TITULAR. DEMAIS INGRESSOS SOMENTE SE HOUVER DISPONIBILIDADE OU DESISTÊNCIA. PAGAMENTO SOMENTE EM DINHEIRO. Informações pelo telefone 3941-1778.

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Fortaleza realizou encontro do Dia das Mães com sucesso

No dia 31 de maio, a AMBEP-Fortaleza realizou o Dia das Mães com um agradável jantar, realizado no Hotel Brasil Tropical. O evento contou com a presença de 74 pessoas, entre sócios e beneficiários, que puderam aproveitar o tempo para celebrar o reencontro e se divertirem. Na ocasião, as mães receberam uma necessaire como brinde especial. Confira os melhores momentos:

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Saiba quais os problemas que podem atrasar a aposentadoria

Com a possível aprovação da reforma da Previdência, muitos brasileiros têm buscado apressar o pedido de aposentadoria. O que muitos não sabem é que um pedido feito às pressas pode fazer com que a concessão do benefício demore mais do que o tempo normal. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o tempo médio é de 45 dias. No entanto, o processo pode levar até cinco meses. Para evitar dores de cabeça, o trabalhador deve estar atento às exigências do Instituto. Vale lembrar que quem completar os requisitos para se aposentar pelas regras atuais, antes de as mudanças entrarem em vigor, tem direito adquirido e poderá pedir pela regra mais vantajosa, mesmo que a reforma seja aprovada e já esteja valendo. Também há regras de transição para que em está perto para se aposentar, mas ainda não pode. Documentação incompleta Estar com a papelada em ordem antes de fazer o agendamento é fundamental. No dia de se apresentar no posto, é preciso estar com todos os documentos em mãos, além dos documentos referentes às contribuições previdenciárias, como carteiras de trabalho, carnês de pagamento mensais e certidões de tempo de contribuição. Cadastro de contribuições com erro Ter em mãos o Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) é muito importante, por se tratar do principal documento na hora da aposentadoria. É com base nesse extrato previdenciário que o INSS confere se o trabalhador já tem todos os anos de serviço exigidos e calcula o valor do benefício. Para consultá-lo, basta acessar o site Meu INSS. Se encontrar alguma falha, o trabalhador já pode chegar ao INSS com os documentos que serão necessários para fazer a correção. Tempo de contribuição faltando Para fazer o cálculo do tempo de contribuição, o INSS considera os anos, meses e dias trabalhados. Para conferir o tempo de serviço, basta acessar o portal Meu INSS para fazer essa simulação. Caso algum período não apareça, o trabalhador deve tomar providências para que seja contabilizado. Para comprovação, pode ser apresentado o extrato analítico do FGTS, contrato de trabalho e a ficha de registro do empregado. Tempo especial para trabalho insalubre No caso do trabalhador que atua diariamente em condições prejudiciais à saúde, ele pode ter direito a aposentadoria especial ou a uma contagem mais vantajosa do tempo de contribuição que pode antecipar o benefício. Para isso, precisa comprovar a atividade insalubre por meio do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário). Vale destacar que nem todas as atividades insalubres são reconhecidas diretamente no INSS. Alguns profissionais podem ter que recorrer à Justiça. Aposentadoria negada Se o INSS negar a aposentadoria, o trabalhador não precisa fazer um novo pedido ou imediatamente recorrer à Justiça. Também é possível entrar com um recurso dentro do próprio órgão contestando a decisão. Não é preciso contratar advogado. Quanto mais fundamentada estiver sua contestação, maior a chance de o INSS rever a negativa. O prazo para entrar com o recurso é de 30 dias.

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São Mateus do Sul promove a tradicional Noite das Sopas

A Unidade de São Mateus do Sul promove a tradicional Noite das Sopas, no dia 28 de junho. Serão servidos sopas, sobremesa e um bom vinho. Os convites estão disponíveis na Secretaria da AMBEP até 26 de junho, impreterivelmente. Participe! As vagas são limitadas para 90 pessoas. Contamos com a sua presença. Data: 28 de junho – sexta-feira Horário: a partir das 20h Local: ASPP (em parceria com o Adolescentro) Endereço: Rua Francisco Geraldo Portes, 2130 Valor: Associado + Acompanhante = R$ 30,00 Crianças de 7 a 12 anos = R$ 15,00   Cardápio das sopas: Feijão Legumes Frango com Queijo Canerdeli Eslava Mandioca c/ Frango e Milho Informações pelo telefone 3532-5415 ou por e-mail smsul@ambep.org.br.

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AMBEP lança seu aplicativo

Atenta às necessidades dos seus associados e beneficiários, a AMBEP lançou o seu aplicativo. A partir de agora, todos terão acesso fácil e prático aos produtos e serviços a Associação na palma da mão. E o melhor: sem sair de casa. Dentre os serviços disponíveis, o associado poderá buscar as notícias em primeira mão, os eventos agendados na sua cidade, os médicos indicados da IPAM, os convênios da sua Unidade, os serviços jurídicos credenciados do Projur, Pós-Vida e Seguros. Tudo isso, com apenas um clique. É importante destacar que o acesso à plataforma também está disponível para os não-sócios que queiram conhecer um pouco mais da AMBEP. Instalação rápida e fácil. – Acesse a loja de aplicativos do seu celular (AppleStore, do sistema Apple, e a PlayStore, do sistema Android). – Vá até a lupa e preencha a busca com o nome AMBEP – Vai aparecer a logomarca da Associação. Clique em cima. – Selecione o botão Instalar e aguarde o download do App AMBEP – Para acessar o aplicativo, basta preencher com o seu e-mail cadastrado na Associação*, seu CPF e número do seu celular com o código de área. – Depois clique em Aceitar. *Caso não tenha feito o cadastro, você pode fazê-lo na hora do acesso. Já disponível:                                          Acesse já e instale. É mais agilidade, mais praticidade. É mais um benefício da AMBEP para você.

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