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DIVERSÃO GARANTIDA NA EXCURSÃO PARA ARAXÁ (MG)

No período de 14 a 17 de outubro, nossa Representação, por meio da Agência Neo Turismo – conveniada da Ambep – promoveu mais uma divertida excursão para os associados. Desta vez, o destino da viagem foi o Grande Hotel Tauá Termas, em Araxá (MG) e contou com a participação de 36 sócios e beneficiários. Os viajantes se divertiram e aproveitaram para conhecer e usufruir das atrações locais como banhos termais, city tour, jantares temáticos e shows de música. Veja as fotos, anime-se e venha com a gente na próxima viagem!  

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AMBEP entra com petição para estender os efeitos da liminar da Fenaspe a associados

Ontem, a 11º Vara Cível da Comarca da Capital do Rio de Janeiro emitiu uma liminar a favor do Agravo de Instrumento solicitado pela Fenaspe e suas Associadas, que concedeu, a nível nacional, a redução em 50% do pagamento do equacionamento da Petros. Em virtude da decisão, a AMBEP acionou seus advogados para entrar com uma petição no Agravo do Litisconsórcio, que estava suspenso. O objetivo é estender o benefício aos associados que constam da lista de inscrição da Ação Civil Pública. Aqueles que não constam nessa lista serão objeto de consideração posterior junto aos advogados da AMBEP. Assim que tiver um resultado, uma nota oficial será divulgada.

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Eleições 2018: um guia prático para o dia da votação

No próximo domingo, dia 28 de outubro, eleitores de todo o Brasil vão às urnas para votar nos próximos representantes para os cargos de Presidente da República e, em alguns estados, Governador. Mas para garantir uma votação tranquila e sem estresse, fique atento às nossas dicas. Horário O horário de votação será entre 8h e 17h. Programe-se para não chegar atrasado. Quem vota O voto é obrigatório para pessoas alfabetizadas que tenham entre 18 e 70 anos. Para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens com 16 ou 17 anos, o voto é facultativo. Onde votar Antes do dia da votação, verifique, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se sua zona eleitoral continua ativa. Para fazer a consulta, clique no link abaixo e preencha o formulário com os dados solicitados. http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome Documentos para votação Para votar, é preciso apresentar um documento oficial com foto. São aceitos: – E-título do eleitor que já tenha feito a coleta dos dados biométricos – Carteira de identidade – Passaporte – Carteira Nacional de Habilitação – Carteira de Trabalho – Certificado de Reservista Título de eleitor cancelado Alguns eleitores podem estar com seus títulos cancelados devido a algumas irregularidades. Para verificar o status do seu título, acesse o site do TSE e clique em Situação Eleitoral. A regularização só poderá ser feita a partir de 5 de novembro, após o encerramento do período eleitoral. Cola eleitoral Para agilizar a votação, leve os números anotados em um papel. Assim, você não correrá o risco de errar nem esquecer os números dos seus candidatos. Aparelhos eletrônicos É proibido entrar na cabine de votação com telefone celular, máquina fotográfica, câmera de vídeo e outros aparelhos eletrônicos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses equipamentos devem ficar na mesa ou em local de escolha de eleitor. Necessidades especiais Pessoas com deficiência ou mobilidade limitada têm direito a levar um acompanhante para auxiliar na votação. Boca de urna No dia da eleição, constitui crime usar alto-falantes ou amplificadores de som, promover comícios ou carreatas e fazer propaganda de partidos políticos ou candidatos. Por outro lado, é permitido fazer manifestação individual e silenciosa com bandeiras, broches e adesivos. Justificando o voto Se estiver fora da sua cidade, justifique sua ausência. Para isso, compareça a um local de votação, entre 8h e 17h, munido de título, documento oficial de identificação com foto e formulário preenchido. Quem não puder justificar o voto no dia da eleição, terá até 60 dias para regularizar a situação. Basta comparecer a um cartório eleitoral com documento que justifique a ausência. Fonte: www.idec.org.br

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Confraternização em São José dos Campos!

Venha festejar a chegada do fim de ano com a AMBEP São José dos Campos. O tradicional almoço-banquete de confraternização da Representação já tem data para acontecer: no sábado, dia 15 de dezembro, no Hotel Churrascaria Aquarius. Os convites estarão à disposição a partir do dia 12 de novembro. Garanta já a sua vaga! Mais informações: (12) 3941-1778 ou 3921 1815.

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X Mostra de Artes premia associados da AMBEP Rio

No dia 15 de outubro, a AMBEP Rio promoveu a X Mostra de Artes, realizada na Sociedade Brasileira de Belas Artes. No evento, a representação premiou alguns associados nas categorias Pintura sobre Tela, Desenho e Arte Decorativa. Todos os trabalhos foram avaliados pelos jurados Therezinha Hillal, Jorge Vieira e Gian Paolo, curadores da SBBA. Para abrir o evento, José Joaquim Viana Sanches, representante-procurador da AMBEP Rio, falou sobre a exposição e agradeceu a todos os envolvidos na mostra. Em seguida, Therezinha Hillal, presidente da SBBA, explicou um pouco sobre a história da instituição. Na sequência, Joaquim iniciou a premiação. Uma das vencedoras foi Luci Araújo Rocha, ambepiana há mais de 30 anos. “Sempre gostei de desenhar e bordar. Depois de aposentada, comecei a pintar em tela e em porcelana e nunca mais parei. Participo do concurso desde o início e é sempre uma alegria muito grande ser reconhecida”, destacou. Paulo César Tames, outro vencedor do concurso, ressaltou que é sempre uma grande felicidade receber um prêmio. “Ganhamos um certificado e um vale-compras, que nos ajuda a adquirir mais materiais para desenvolvermos nossa arte e isso é um grande incentivo. Agora, quero começar a fazer uma nova obra para apresentar no próximo concurso, daqui a dois anos”, contou ele, que é sócio da AMBEP há cerca de 25 anos. Ambepiano há 27 anos, o artista autodidata Amilton Batista Costa participou do concurso pela primeira vez e já foi premiado. “Não esperava ser um dos vencedores. Adoro fazer arte em madeira e sempre observo a natureza para ver o que ela me oferece de melhor. Minhas obras surgem a partir de restos de poda”, explicou o ambepiano. No evento, também foram homenageados os associados Pedro Alencar, na categoria Fotografia, e Fabíola Guayba, Marco Antônio Guayba e Paulo Cezar Tortora, na categoria Conto e Poesia. Os convidados assistiram ainda a uma apresentação do Coral da AMBEP e participaram do coquetel. Conheça os vencedores de cada categoria de artes plásticas: Pintura sobre Tela 1° lugar: Marcello Agostinho Ribeiro, com a obra Jardim Botânico – Entardecer 2° lugar: Luci Araújo Rocha, com a obra Jarro Azul com Flores 3° lugar: Francisco Carlos da Costa, com o conjunto da obra Flores e O Portão   Desenho 1° lugar: Salima Assaf, com o conjunto da obra Rosas da Primavera e Frutas Brasileiras 2° lugar: Paulo César Tames, com o conjunto da obra Contemplação e Senhora do Silêncio   Arte Decorativa 1° lugar: Amilton Batista Costa, com o conjunto da obra Bule e Martelo 2° lugar: Neyde Mittoso, com a obra Ceia do Senhor 3° lugar: Luci Araújo Rocha, com o conjunto da obra Amore e Aquarius

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Boletos vencidos a partir de R$ 100 podem ser pagos em qualquer banco

Desde o dia 13 de outubro, os boletos com valor a partir de R$ 100, mesmo vencidos, podem ser pagos em qualquer banco, em qualquer canal de atendimento (caixas físicos, caixas eletrônicos e internet). A medida faz parte da nova plataforma de cobrança da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que começou a ser implementada em julho do ano passado. Para serem aceitos pela rede bancária, em qualquer canal de atendimento, os dados do boleto precisam estar registrados na plataforma. Segundo a Febraban, os clientes que tiverem boletos não registrados na Nova Plataforma, rejeitados pelos bancos, devem procurar o beneficiário, que é o emissor do boleto, para quitar o débito. O novo sistema permite o pagamento em qualquer banco, independentemente do canal de atendimento usado pelo consumidor, inclusive após o vencimento, sem risco de erros nos cálculos de multas e encargos. Além disso, segundo a Febraban, o sistema traz mais segurança para a compensação de boletos, identificando tentativas de fraude, e evita o pagamento, por engano, de algum boleto já pago. A Febraban lembra que a Nova Plataforma é resultado de uma exigência do Banco Central, com incorporação de dados obrigatórios, como CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador. Cronograma As mudanças estão sendo feitas de forma escalonada, tendo sido iniciada com a permissão para quitação de boletos acima de R$ 50 mil. Entretanto, em junho deste ano, após dificuldades de clientes para pagar boletos, a Febraban alterou o cronograma. A previsão inicial era que a partir de 21 de julho deste ano fossem incluídos os boletos com valores a partir de R$ 0,01. A expectativa era de que em 22 de setembro o processo tivesse sido concluído, com a inclusão dos boletos de cartão de crédito e de doações, entre outros. Pelo novo cronograma, os boletos a partir de R$ 0,01 serão incluídos a partir de 27 de outubro, e os boletos de cartões de crédito, doações, entre outros, no dia 10 de novembro. Segundo a Febraban, apesar de o sistema passar a processar documentos de menor valor, com volume maior, os bancos não preveem dificuldade na realização dos pagamentos, com base nos testes feitos nas fases anteriores. Com a inclusão e processamento desses boletos no sistema, a Nova Plataforma terá incorporado cerca de 3 bilhões de documentos – aproximadamente 75% do total emitido anualmente no país. Nas próximas fases, serão incorporados 1 bilhão de boletos de pagamento. (Fonte: Agência Brasil)

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Daniel Lima é o novo presidente da Petros

Daniel Lima, que ocupava interinamente o cargo de presidente da Petros desde a saída de Walter Mendes, foi efetivado pelo Conselho Deliberativo da entidade na última quarta-feira, 17/10. O Conselho Deliberativo também manteve Daniel Lima à frente da Diretoria de Investimentos, cargo que ocupa desde outubro de 2017. Lima é Ph.D., mestre e bacharel em Economia pela Universidade da Califórnia (UCSD), PUC-Rio e Universidade de São Paulo (FEARP-USP), respectivamente. É membro da Câmara Consultiva de Empresas e Estruturação de Ofertas da B3, foi membro da Comissão Técnica Nacional de Investimentos e coordenador da Comissão Técnica Regional Sudoeste de Investimentos, ambas da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Foi gestor de investimentos no Itaú Unibanco, diretor de Administração e Investimentos da Odebrecht Previdência e gerente de Planejamento Financeiro da BM&FBovespa (atual B3). Também atuou como consultor de investimentos para fundos de pensão na PR&A Financial Products e na RiskOffice. Lima atuou como professor de cursos de mestrado, graduação, programas de treinamento e MBA pelo Insper, pela Universidade Corporativa da Previdência Complementar (UniAbrapp) e pela Fundação Getulio Vargas. Fonte: Petros

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Cobrança extra da Petros para cobrir rombo deve ser debatida em audiência

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou um requerimento de Fátima Bezerra (PT-RN) para que seja realizada uma audiência pública sobre as cobranças adicionais que a Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), segundo maior fundo de pensão da América Latina, vem impondo a seus participantes e assistidos. Com o objetivo de cobrir um rombo de R$ 27,7 bilhões, a Petros elevou a contribuição previdenciária dos empregados da Petrobras, o que tem causado uma enxurrada de liminares judiciais contra a cobrança. — Alguns sindicatos de petroleiros têm conquistado vitórias pontuais para sustar a cobrança adicional imposta pela Petros, que está prejudicando sobretudo os aposentados, que já têm um orçamento reduzido. Esse é um problema que está se agravando e envolve petroleiros de todo o país. É preciso encontrar uma saída para mais esse retrocesso que vem impactando a vida de quase 150 mil trabalhadores que confiaram na Petros — protestou o vice-presidente do colegiado, Paulo Paim (PT-RS), ao ler o requerimento de Fátima. Outros temas Também na reunião de hoje, foi aprovada a realização de uma outra audiência pública, para debater o Projeto Esperança — Socioeducação. O projeto foi implantado em 2016 pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) em parceria com a Faculdade de Cuiabá com objetivo de atuar na prevenção de atos de violência contra mulheres e na reeducação de agressores e violadores dos direitos femininos. Por fim, também foi aprovada mais uma audiência visando instruir o PLS 43/2018, que trata das normas legais referentes aos direitos de crianças cujos pais estejam submetidos a medidas privativas de liberdade. O projeto busca facilitar o convívio familiar nesses casos. As datas das audiências aprovadas nesta quarta-feira ainda serão definidas pela presidente do colegiado, senadora Regina Sousa (PT-PI). Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

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Petros divulga resultado do recadastramento

A Campanha de recadastramento obrigatório do Plano Petros do Sistema Petrobras-Repactuados (PPSP-R), do Plano Petros do Sistema Petrobras-Não Repactuados (PPSP-NR) e do Plano Petros-2 (PP-2) chegou ao fim. A iniciativa teve alta adesão: mais de 96 mil participantes atualizaram seus dados, o equivalente a 92,5% do público-alvo da campanha. Entre os aposentados, a taxa foi ainda maior, 99%, enquanto entre os ativos chegou a 87%. O recadastramento foi realizado basicamente pela internet e os bons resultados deve-se à grande campanha de comunicação que contou com o apoio de patrocinadoras, sindicatos e associações. Após o término da campanha digital, a Petros iniciou uma segunda fase do recadastramento, com o envio de formulário impresso para as casas de cerca de 5 mil aposentados que ainda não tinham finalizado a atualização dos dados. O objetivo foi evitar que dificuldades de acesso à internet impedissem este grupo de concluir o processo. Além de oferecer atendimento presencial para ajudar em eventuais dificuldades, o Setor de Atendimento aos Participantes também fez contato por telefone com aqueles que demoraram a devolver o documento à Fundação. Entre os ativos, como praticamente todos têm acesso à internet e a e-mail corporativo, o reforço foi feito por meio digital. Esses esforços fizeram com que mais 4.200 participantes concluíssem a atualização de dados. Dos 35.037 aposentados do PPSP-R, 99% se recadastraram. Entre os 9.740 ativos, a taxa de ficou em 89%. No PPSP-NR, 99% dos 13.140 aposentados atualizaram seus dados, assim como 87% dos 1.425 participantes ativos. No PP-2, a taxa de recadastramento entre os 46.163 ativos ficou em 87% e em 97% entre os 2.994 aposentados. Como informado durante toda a campanha, após a finalização de todas as etapas do recadastramento obrigatório, os aposentados que não atualizaram seus dados tiveram o pagamento do benefício temporariamente suspenso, até a conclusão do recadastramento. O último grupo terá o pagamento suspenso a partir do mês de outubro e já foi previamente avisado por e-mail e SMS. A próxima etapa de trabalho será voltada para os ativos que ainda não se recadastraram. Mesmo após o fim da campanha de recadastramento, é importante que você atualize suas informações na Petros sempre que necessário. Para alterar seus dados ou de seus vinculados, acesse a Área do Participante, aqui no Portal Petros, utilizando matrícula e senha, e clique em “Cadastro”. Depois é só atualizar as informações e, se for solicitado, enviar documentos relativos às mudanças realizadas. Fonte: Portal Petros

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Pautas das Assembleias Gerais Ordinárias foram aprovadas

No dia 18 de outubro foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da AMBEP, na sede da Associação, no Rio de Janeiro, convocada para discutir e deliberar sobre o Relatório de Atividades e a Previsão Orçamentária da AMBEP, referentes ao exercício de 2019, apresentadas pela Diretoria com o respectivo parecer do Conselho Deliberativo. A AGO homologou, para os períodos 2019 a 2022, os seguintes integrantes dos seus poderes sociais: Julio Guedes da Conceição (presidente) e os diretores Omar Cardoso Valle, Carlos da Conceição de Almeida e Mario Luiz Patrício Pereira; José Luiz de Sousa Gomes, novo conselheiro Deliberativo da AMBEP Rio de Janeiro, e seu suplente, Roberto Barreto Sobral; Roberto Cid Loureiro, conselheiro Fiscal e os suplentes Marlene Neves Pereira e Almir Teixeira de Oliveira. A Assembleia foi aberta pelo presidente do Conselho Deliberativo, Nival Ricardo Marinho, em segunda convocação, às 10h e, com os presentes no auditório, foi feita a aprovação da pauta. Além do presidente do Conselho, participou da mesa Adriano Alves Moreira como secretário. Também foi realizada a Assembleia Geral Ordinária no mesmo dia, em segunda convocação, às 11h30, para homologar os resultados das eleições da Associação e proclamar os eleitos com maior número de votos e candidaturas únicas. Nesta seção, a mesa também contou com a participação do vice-presidente da AMBEP, Julio Guedes da Conceição.

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Petrobras vai lançar novo programa de remuneração de empregados

Ao mesmo tempo em que avança na sua reestruturação interna, a Petrobras informou aos seus funcionários, na segunda-feira, 15 de outubro, que vai detalhar ainda esta semana um novo modelo de remuneração. O Programa de Remuneração Variável dos Empregados (PRVE) será condicionado a três pilares: metas de desempenho pré-acordadas, desempenho da gerência a qual o empregado está vinculado e ao desempenho da companhia. Segundo a Petrobras, o programa permitirá o pagamento de um valor monetário adicional anualmente. “Além de prosseguirmos com um pacote remuneratório e de benefícios mais atrativo que a média do mercado, o PRVE está em linha com outras iniciativas que temos desenvolvido para aproveitar e estimular o potencial das pessoas, buscando direcioná-lo para a obtenção de melhores resultados para a companhia e para conquistas adicionais para os profissionais”, informou a estatal internamente. Em gestação desde 2015, o novo plano tinha na época a previsão de que as metas financeiras passassem a definir 65% do bônus pago anualmente e distribuição dos cargos, enquanto a relevância da produção vai despencar de 80% para 10%. Os principais indicadores de eficiência cobrados dos funcionários seriam os de ganhos de geração de caixa (margem Ebitda), fluxo de caixa livre, gerenciamento dos gastos operacionais e desinvestimento, considerado essencial para ajustar o endividamento da companhia. Outras métricas seriam consideradas, mas teriam um peso mais tímido na formação do bônus. A sustentabilidade — práticas de segurança, meio ambiente e saúde — iria pesar 20%, mais do que os avanços técnicos de produção de petróleo, que teriam peso de 10%. E as políticas públicas, 5%. Na nota, a empresa destacou ainda as mudanças recentes feitas para os funcionários, como o lançamento do Plano de Carreiras e Remuneração (PCR), com mais de 40 mil adesões voluntárias (86,3% do total de empregados da companhia) e o novo processo de Avanço de Nível e Promoção (ANPR), que tem o mérito como a base do reconhecimento. “Nosso compromisso é dar as ferramentas necessárias para que cada empregado e cada gestor possa aprimorar sua atuação. Por isso, estamos estabelecendo novas parcerias estratégicas com universidades e instituições nacionais e internacionais para a concessão de treinamentos e outras opções para o desenvolvimento de programas de capacitação, como plataformas online”, informou. (Fonte: Agência Estado)  

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