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AMS atualiza tabelas para reequilíbrio financeiro do plano

A Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS) divulgou a atualização das suas tabelas. Além do reajuste de 1,73%, os beneficiários passam a contribuir mensalmente com um valor adicional fixo, de acordo com a classe de renda. As mudanças já foram implantadas nos contracheques do dia 25 de abril. É importante destacar que as medidas foram definidas no Acordo Coletivo de trabalho 2017/2019 com o objetivo de reestabelecer a relação de custeio da AMS em 70% de participação da Petrobras e 30% dos beneficiários para garantir a sustentabilidade do plano. De acordo com a AMS, o valor fixo que deverá ser adicionado à contribuição mensal, vai variar de R$ 4 a R$ 28 e será cobrado de acordo com a classe de renda do beneficiário titular. Outra mudança é a cláusula 31 do ACT 2017/2019, que traz duas novas classes de renda no topo da tabela de Grande Risco. O reajuste será aplicado em todos os empregados terrestres do Sistema Petrobras, incluindo Transpetro, TBG, PBIO e Termobahia. Etapas dos descontos O contracheque do mês de maio (25/5) já traz os descontos retroativos de setembro de 2017 a março de 2018, registrados em uma única rubrica Dif AMS Grande Risco. Além disso, em setembro/2018, a tabela de Grande Risco será reajustada pela variação do índice geral do IPCA acumulada em 12 meses (setembro de 2017 a agosto de 2018). Outra medida acordada no ACT foi a criação de uma contribuição adicional, a ser descontada anualmente em novembro. Neste caso, não há desconto retroativo e o valor é o mesmo da contribuição regular do beneficiário, com base na tabela de Grande Risco em vigor. Fonte: AMS

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Petros apoia processo eleitoral do novo conselho da BRF

A Petros divulgou em seu portal (www.petros.com.br) que avalia o desfecho do processo eleitoral do novo Conselho de Administração da BRF como extremamente positivo. Com o novo colegiado, a Fundação acredita que terá mais independência, competência e multidisciplinaridade que são necessárias para recuperar a companhia. A Petros tem participado desse movimento pela reformulação do Conselho de Administração há dois meses e acredita que a eleição da chapa de consenso prova que o colegiado está unido nesse propósito. Com esse resultado, a Fundação entende que cumpriu seu papel de investidor financeiro e exerceu seu dever de zelar pelo bom desempenho da empresa, protegendo assim o patrimônio dos seus participantes. E ainda reitera que não tem intenção de se desfazer da participação na BRF no médio prazo, já que acredita no potencial e no futuro da companhia, que possui excelentes perspectivas, além de ser de grande importância econômica e social para o país. Fonte: Portal Petros

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Petros esclarece a venda do edifício-sede

A Petros publicou em seu portal esclarecimentos sobre a venda do edifício-sede no Rio de Janeiro. Confira na íntegra o texto divulgado pela Fundação: • Para dar cada vez mais transparência às operações imobiliárias, foi criado aqui no Portal Petros, em junho do ano passado, um espaço exclusivo para divulgar informações sobre venda e locação de imóveis que pertencem à Fundação, de forma a manter os participantes e potenciais compradores e locatários informados sobre ativos disponíveis, seus endereços e demais características. A venda do edifício-sede foi anunciada neste espaço no dia 1º de março deste ano, juntamente com outros imóveis. Porém, a ideia de mudar a sede da Petros para outro edifício, vendendo o edifício-sede, surgiu no início de 2017; • A venda do edifício-sede da Petros é apenas uma das dez operações que integram o Plano de Desinvestimento de Imóveis, elaborado para aumentar a flexibilidade da carteira de investimentos da Fundação. O objetivo desse Plano é ter mais liquidez para aplicar em investimentos que possam oferecer melhor rentabilidade ajustada ao risco, visto que a carteira de imóveis, em função da conjuntura, vem apresentando desempenho abaixo do esperado: no ano passado, por exemplo, foi a única carteira do PPSP que apresentou rentabilidade negativa (-2,78%). A diretriz para execução do Plano de Desinvestimento de Imóveis foi autorizada pelo Conselho Deliberativo em 22 de março de 2017; • Uma vez que a Fundação não recebeu proposta de compra para todos os imóveis à venda, incluiu o edifício-sede e mais seis imóveis em processo de leilão público, conduzido por leiloeiro oficial contratado após tomada de preços. A operação está prevista para ocorrer dia 24 de maio, de forma online e presencial. O leilão está sendo divulgado em jornais de grande circulação; • No caso específico do edifício-sede, este imóvel está alocado no Plano de Gestão Administrativa (PGA) da Petros, que reúne recursos destinados às despesas administrativas da Fundação. Um fundo com essa finalidade precisa de liquidez, necessária à gestão administrativa da Fundação. A decisão de vender o ativo tem, entre outros motivos, o objetivo de corrigir essa situação; • Outro ponto importante que pesou na decisão de venda do edifício-sede é que a Petros hoje tem outros edifícios de escritórios com grande disponibilidade no Rio de Janeiro, pertencentes à carteira do PPSP, e que são mais compatíveis com as atuais necessidades de acomodação da força de trabalho; • Por fim, diferentemente das inferências que estão circulando, a Petros não está se desfazendo de patrimônio dos participantes, mas sim racionalizando a gestão de seus investimentos, de maneira cuidadosa e planejada, melhorando as condições para alcançar a rentabilidade esperada dos planos. Fonte: Portal Petros

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Macaé inicia venda de ingressos para comemoração dos 25 anos e Dia das Mães

A AMBEP-Macaé iniciou a venda de ingressos para a dupla comemoração no dia 26 de maio: a comemoração pelos 25 anos da Associação na cidade e a celebração do Dia das Mães. Para festejar essas datas tão especiais, estamos preparando um jantar, no Salão do Hotel Blue Tree Park. Contamos com a presença de todos vocês. Data: 26 de maio Horário: às 19h Local: Hotel Blue Tree Park Endereço: Rua Itaipu, 251 – Praia do Pecado Convites: Associados: R$35 Beneficiários: R$40 Crianças de 6 a 12 anos: R$30 Venda disponível até 21 de maio Mais informações pelos telefones: 2579-0856/3377-2065 – Ramal 7672065.

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Dia das Mães da AMBEP Santo André: ingressos à venda

No mês de maio, a Unidade promoverá um passeio que levará as mamães e mulheres da AMBEP para o Day Use da Melhor Idade com Festa Nordestina, no Clube e Park Rincão Pousada e Lazer, seguido da visita ao Templo Solo Sagrado. O Clube Rincão é um espaço de 84 mil metros quadrados focados no lazer e tranquilidade, localizado a 10km do autódromo de Interlagos. O clube se destaca por sua excelência nos serviços prestados e estrutura de lazer oferecida aos seus visitantes. Veja mais em www.cluberincao.com.br. O Templo da Igreja Messiânica Solo Sagrado é localizado bem próximo ao Clube Rincão. O Solo Sagrado é considerado um dos maiores e mais belos parques de contemplação da natureza existentes no país, sendo freqüentado por pessoas de diversas instituições públicas, privadas e religiosas. Veja mais em http://www.messianica.org.br/   Data: 24 de maio (quinta-feira).   Horários: saída do centro de Sto. André às 07h em ônibus executivo – Retorno às 16h. Quem pode participar: Sócia titular, Esposa do sócio titular. Outras participações (maridos e beneficiárias – em lista de espera), somente em caso de sobra de vagas. Nº de vagas previstas: 80 pessoas Valor do convite: R$ 70 por pessoa Incluso no convite: transporte, café da manhã, almoço self-service e, no encerramento, bolos diversos. Inscrições: Para reservas e aquisição de convites, por favor, contate a AMBEP pelo telefone: 49940-3673 até 04 de maio ou enquanto existirem vagas disponíveis.

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Associados do Rio se preparam para mais um Arraiá da AMBEP

O Rio de Janeiro já começa a entrar no clima de Arraiá. As Unidades do Rio de Janeiro, Niterói e Duque de Caxias deram início à venda de ingressos para a tradicional festa junina, que será realizada no dia 9 de junho, no Cedis. Garanta já o seu ingresso! Limitado a 500 pessoas. Data: 9 de junho Horário: das 16h às 21h Local: Cedis Endereço: Estrada do Pacuí, 931 – Vargem Grande Ingressos: Sócio-titular e 1º beneficiário: R$ 10 (casal) Demais beneficiários: R$ 15 (cada) Ônibus: R$ 20 Mesa com 4 lugares: R$ 12 (R$ 3 a cadeira) Entrada franca para crianças até 5 anos. Mais informações: AMBEP Rio: 2240-0684/2532-5263 AMBEP Niterói: 2717-1016 AMBEP Duque de Caxias: 3774-4039

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Rio celebra tradicional Dia das Mães no Cedis

As Unidades do Rio de Janeiro, Niterói e Duque de Caxias promoverão no dia 24 de maio o tradicional churrasco para comemorar o Dia das Mães. O evento será realizado no Cedis e será animado pelo cantor Enio Barone. Participe! Vagas limitadas! Data: 24 de maio Local: Cedis Endereço: Estrada do Pacuí, 931 – Vargem Grande Horário: das 12h às 17h Ingressos para associados e beneficiários: R$ 50 Transporte: R$ 20 Mais informações: AMBEP Rio: 2240-0684/2532-5263 AMBEP Niterói: 2717-1016 AMBEP Duque de Caxias: 3774-4039

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Ação Civil: AMBEP disponibiliza consulta à adesão

A AMBEP disponibilizou uma ferramenta de consulta ao banco de dados da Ação Civil Pública. Basta digitar o CPF no sistema para o associado verificar se a sua autorização consta no sistema. O objetivo é proporcionar a todos os participantes a confirmação da adesão ao processo. É simples e rápido.Preencha o campo sem inserir caracteres especiais (pontos e hífens). Use apenas números. Acesse aqui e faça a sua consulta.

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Diretoria da AMBEP visita escritório da Santoro Advogados em Brasília

Desde 2016, a AMBEP vem acompanhando o desenrolar do Plano de Equacionamento da Petros. Da mesma forma, segue atenta ao andamento e às consequências da Ação Civil Pública principal, em trâmite desde 8 de fevereiro na 4ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal, bem como o recurso de Agravo de Instrumento (com pedido de efeito suspensivo ativo) que corre em segunda instância, também na 4ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal. Reforçando esse compromisso, no dia 18 de abril, o Vice-presidente, Julio Guedes da Conceição, o Diretor financeiro, Mário Luiz Patrício Pereira, ambos da AMBEP, e os Srs. Sérgio Salgado e Velocino Tonietto, sócios da AMBEP, visitaram o escritório da Santoro Advogados, em Brasília. Na ocasião, foi possível levantar vários questionamentos e dúvidas dos associados que podem ser conferidos agora na íntegra: 1 – Com a separação de massas e a existência de dois PPSPs – um para repactuados e outro para não repactuados – como ficará a presente ação? Não caberia uma ação suspendendo o PED até que sejam aprovados PED específicos para cada plano? Não, pois a ação questiona o déficit ocorrido em 31/12/2015 (terceiro sequencial) e as causas que contribuíram para ele. A separação de massas é posterior à ação, que foi definida em 14/2/2018. 2 – Haveria alguma forma de interpelar judicialmente a Petros para que se torne uma assistente de acusação na Greenfield, tipo uma Notificação Judicial ou algum instrumento mais adequado? A informação que temos é que a Petros mantém estreito contato com o Ministério Público Federal (MPF), para onde está encaminhando o resultado das diversas comissões apuradoras internas. Isso já foi informado pelo próprio MPF aos representantes da AMBEP em reuniões que já ocorreram anteriormente e tornadas públicas. 3 – Qual a razão de se ter utilizado um valor elevado para a ação, ficando discrepante de ações similares movida por outros escritórios? Quais as vantagens e desvantagens desta estratégia? O valor da causa atribuído a toda e qualquer ação judicial é realizado em estrito cumprimento dos dispositivos legais que regem a matéria e não a critério dos advogados ou, tampouco, das partes. De modo que foi observada na ação o estabelecido no art. 292, §3º do Código de Processo Civil, considerando-se valores dentro da realidade do que se questiona. É uma Ação Civil Pública (ACP), na qual o autor está isento de despesas processuais, incluindo os honorários de sucumbência, de acordo com o que dispõe o art. 18 do CPC. Quanto aos réus, uma vez sucumbentes, deverão arcar com os ônus sucumbenciais. Contudo, o valor a ser pago é arbitrado pelo juiz, que não necessariamente irá se vincular ao valor da causa, pois esses valores devem observar os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade. 4 – Muitos associados da AMBEP estão associados a outras entidades que pedem o equacionamento pelo valor mínimo sem questionar a gestão temerária e eventuais desvios como a ação da AMBEP. Essa participação em outras ações não implica na aceitação tácita de que o déficit apresentado pela PETROS está correto, com exceção de ter sido calculado pelo máximo? Com isto não poderia anular eventuais decisões favoráveis obtidas pela AMBEP na sua ação para estes associados? Há neste instante dezenas de ações com pedidos iniciais mais diferenciados possíveis, em Tribunais Estaduais em grande maioria, senão em sua quase totalidade. As decisões até aqui tomadas vêm causando desconforto geral pela surpresa que vêm causando aos não atingidos ou aos que acreditavam ser atingidos por decisões favoráveis e ficaram de fora desse resultado. Há nova interpretação do alcance dessas decisões e isso vem sendo obedecido rigorosamente pelos juízes que as decidem, bem como pela Petros. A ação da AMBEP foi apresentada na Justiça Federal, de modo que seus resultados venham a alcançar os que dela participam em todo o território nacional. Analisando a fundo a fundamentação de cada uma das ações, realmente, se verifica que a discussão apenas acerca dos critérios utilizados na elaboração do equacionamento acarretaria em uma aceitação tácita de que o déficit estaria correto, devendo apenas ser corrigidos eventuais irregularidades na realização do equacionamento. Contudo, como o associado não é o autor das ações, é improvável que essa interpretação seja feita no intuito de excluí-lo do alcance das decisões proferidas na ação da AMBEP. Mas esse é mais um motivo pelo qual o escritório não achou viável a realização de pedido de atuação, como litisconsorte em outras ações. 5 – Não caberia uma ação da AMBEP solicitando a suspensão dos descontos para seus associados, considerando que existem grupos que não estão contribuindo com o equacionamento por força de liminares que inviabilizam o PED atual? O fato de que existem grupos que não estão contribuindo em virtude de decisões liminares já deferidas pode reforçar a fundamentação do pedido de concessão da liminar na ação da AMBEP (o escritório, inclusive, está providenciando uma manifestação na qual anexa a relação de liminares já concedidas), o que pode auxiliar no deferimento da medida. Mas decisões favoráveis de juízos diversos não vinculam os demais juízos a procederem da mesma forma. Por esse motivo é que essa ação sugerida seria inviável, pois é carente de fundamentação jurídica. 6 – O julgamento da ação da AMBEP, conforme foi colocado, não dependerá das finalizações das investigações na operação Greenfield e outras? Não necessariamente, pois dependerá de designação de peritos, atuariais e técnicos em investimentos. As investigações na Operação certamente produzirão provas que deverão ser requisitadas e usadas. 7 – Qual seria a viabilidade de ter uma ação judicial para que a Receita Federal não tribute como rendimento o valor descontado a título de “Contribuição Extraordinária PPSP 2015”, abatendo assim este valor dos rendimentos e benefícios dos associados? É possível ingressar em juízo pleiteando a dedução, nos termos em que for reconhecido pelo TRF4 e confirmado pelo STF. Contudo, por se tratar de direito individual homogêneo e nem todos os associados se encontrarem na mesma situação (visto que alguns são participantes e outros são assistidos), o ajuizamento de ação pela associação

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Diretoria da AMBEP vai à Câmara dos Deputados para acompanhar PL8821

No dia 18 de abril, a Diretoria da AMBEP esteve em Brasília para acompanhar o andamento do Projeto de Lei 8821 na Câmara dos Deputados. O Vice-presidente, Julio Guedes da Conceição, o Diretor financeiro, Mário Luiz Patrício Pereira, ambos da AMBEP, e os Srs. Sérgio Salgado e Velocino Tonietto, estiveram no gabinete do deputado federal Efraim Morais Filho, do DEM. Esse projeto de Lei prevê a alteração da Lei 9.532, de 10 de dezembro de 1997, para aumento do limite da dedução no cálculo do IRPF das contribuições destinados ao equacionamento do Déficit dos Fundos de Pensão. Sendo aprovado, permitirá que as contribuições adicionais, ocasionadas pelo equacionamento de resultados deficitários de Entidades Fechadas de Previdência Complementar, não estejam submetidas ao limite de 12% da renda bruta anual tributável da declaração do Imposto de Renda medida. Dessa forma, não caberá aos participantes o pagamento do imposto referente às parcelas do equacionamento. Vale ressaltar que a proposta legislativa não cria, em hipótese alguma, algum tipo de isenção ou imunidade tributária. Apenas não haverá incidência do Imposto de Renda sobre as contribuições adicionais de equacionamento dos fundos de pensão. A AMBEP, por sua vez, apoia esse Projeto de Lei, de autoria do deputado federal, Sérgio Souza, também Relator da CPI dos Fundos de Pensão, e está acompanhando de perto o seu andamento na Câmara dos Deputados.

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Petros concluirá implantação do contracheque este ano

A Petros divulgou em seu Portal (www.petros.com.br) que irá concluir até o fim de 2018 a implantação do contracheque digital, que foi iniciado ainda em 2017. No total de 61 mil aposentados e pensionistas que ainda recebem o demonstrativo impresso passarão a contar exclusivamente com a versão digital. De acordo com a Fundação, a iniciativa vai de encontro à política de redução de custos que vem sendo implementada. É importante destacar que o envio pelos Correios será feito gradualmente ao longo do ano, para que todos os participantes possam se adaptar à mudança. Os participantes que se aposentaram entre 2010 e 2013 já não receberão a versão impressa do mês de abril, que chegaria às residências até o quinto dia útil de maio. Confira a previsão do mês de suspensão do contracheque impresso: Data da aposentadoria Mês de suspensão De 1/1/2010 a 31/12/2013 Abril De 1/1/2005 a 31/12/2009 Maio De 1/1/2000 a 31/12/2004 Junho De 1/1/1997 a 31/12/1999 Julho De 1/1/1995 a 31/12/1996 Agosto De 1/1/1992 a 31/12/1994 Setembro De 1/1/1989 a 31/12/1991 Outubro De 1/1/1986 a 31/12/1988 Novembro De 1/1/1970 a 31/12/1985 Dezembro O projeto do contracheque digital faz parte de uma série de ações adotadas pela Diretoria Executiva para garantir mais eficiência na gestão de recursos, reduzir os custos da Petros e zelar pelo patrimônio dos participantes. A medida também agiliza o acesso às informações, porque o contracheque digital é enviado dois dias antes do crédito do benefício, que acontece até dia 25 de cada mês, e o impresso só chega à casa dos aposentados e pensionistas por volta do 5º dia útil do mês seguinte ao pagamento. Além do e-mail, os aposentados e pensionistas também podem consultar seu demonstrativo de pagamento no Portal Petros: basta acessar a “Área do Participante”, com login e senha. Quem quiser continuar recebendo o contracheque impresso, no entanto, poderá solicitar à Fundação, ligando para a Central de Relacionamento (0800 025 35 45). IMPORTANTE: a implementação do contracheque digital torna ainda mais importante que os participantes mantenham seus e-mails atualizados no cadastro, o que pode ser feito também na “Área do Participante”, aqui no portal. Basta clicar no botão “Dados Cadastrais”, disponível no topo da página, depois em “Meios de Comunicação” e, em seguida, em “Incluir e-mail”. O e-mail também pode ser atualizado por meio da Central de Relacionamento.  

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Mudança na compensação de cheques: saiba mais

Devido ao uso de novas tecnologias e à queda no uso dos cheques, entrou em vigor no dia 16 de abril o novo prazo para compensação. A partir de agora, os cheques de qualquer valor vão “cair” em um dia útil na conta das pessoas físicas, empresas ou favorecidos. Antes dessa mudança, as ordens de pagamento de até R$ 299,99 demoravam dois duas úteis para serem compensadas. O novo prazo para a compensação segue determinação da circular 3.859, publicada pelo Banco Central em novembro do ano passado. Dois fatores contribuíram para essa mudança, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban): o primeiro é a implementação da compensação por imagem, iniciada em 2011, que favoreceu o fim das trocas físicas que eram feitas antes; o segundo seria a queda no uso de cheques. Somente em 2017, foram compensados 494 milhões de cheques, 85% menos que o registrado em 1995, quando foram compensados 3,3 bilhões de cheques. Já em julho deve ocorrer mudança no cheque especial. Pelas novas regras, as instituições financeiras terão de oferecer uma alternativa mais barata para parcelamento do saldo devedor do cheque especial aos seus clientes. Fonte:  Agência Brasil

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