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Curso Básico e Avançado de Informática

Em 2018, a AMBEP dará continuidade ao curso de Informática, que está previsto para se realizar no mês de maio. Os interessados em cursar o Módulo Básico e Avançado (Windows, Internet e Word) deverão entrar em contato com a nossa Representação para verificar a possibilidade de formar novas turmas. Telefones: 21 2240-0684 / 2532 – 5263

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A AMBEP Rio promoverá este ano a X MOSTRA DE ARTES.

Como nos anos anteriores, os associados e beneficiários poderão expor seus trabalhos nas categorias: • Mostra de Artes Plásticas: Pintura /Desenho / Arte Decorativa • Fotografia: Cor / Preto e Branco • Concurso Literário: Conto e Poesia A X Mostra de Artes da AMBEP Rio objetiva incentivar os associados e seus beneficiários a desenvolverem seus dons artísticos. Fiquem atentos ao Regulamento (veja encarte aqui). Participem!

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Ponto De Encontro

Participe das palestras do Ponto de Encontro, que são ministradas pela Psicóloga Jorgete Botelho, na Representação da AMBEP Rio, localizada na Rua Álvaro Alvim, 21/6º andar, sempre das 9h30 às 11h30, conforme programação abaixo: Março Dia 14 – Palestra: COMO LIDAR COM O LUTO E A SOLIDÃO Dia 21 – Palestra: UMA REFLEXÃO SOBRE A INVEJA Abril Dia 11 – Palestra: PROPÓSITO: TER UM FAZ TODA A DIFERENÇA Dia 25 – Palestra: EU, IRRITADA? JAMAIS. MAIO Dia 09 – Palestra: O QUE FAZER COM A DESMOTIVAÇÃO? Dia 23 – Palestra: SONO PLACEBO: UMA TÉCNICA CEREBRAL Junho Dia 13 – Palestra: PRÁTICAS RELIGIOSAS QUE ALIVIAM O ESTRESSE Dia 27 – CineDebate: CHOCOLATE

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Pré-Reserva – Excursão a Campos do Jordão

Estamos programando uma excursão a Campos do Jordão, entre junho e julho de 2018. Venha passear e relaxar numa das mais belas cidades do Brasil. Pré-reservas na AMBEP Representação Rio. Telefones: 2533-0408/2532-5263

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Salvador já tem data definida para excursão a Curitiba e Foz do Iguaçu

A Representação de Salvador já definiu a data para a excursão a Curitiba e Foz do Iguaçu para os seus associados e beneficiários. A viagem será realizada entre os dias 18 e 25 de março, com duração de oito dias/sete noites. Para participar, basta entrar em contato com a secretaria da Unidade e se informar sobre valores e formas de pagamento. As inscrições estão abertas entre os dias 26 de fevereiro a 1º de março, sempre das 13h às 17h. Informações pelos telefones: 3341-1823/3341-1824/3341-1827

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São Mateus do Sul promove chá em homenagem às mulheres

O Dia Internacional da Mulher está chegando. Para celebrar a data, a Unidade de São Mateus do Sul promoverá, no dia 9 de março, um café colonial exclusivo para as mulheres associadas e beneficiárias. O cardápio será preparado e servido pela Confeitaria Tatiane nas dependências da Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP). Reserve já a sua vaga. Ingressos limitados. Data: 9 de março Horário: a partir das 19h Local: Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP) Ingressos: Associadas: R$15 Beneficiárias: R$15 Crianças: R$10 (de 7 a 12 anos) Garanta o seu ingresso pelo telefone até o dia 5 de março ou retire-o em nossa secretaria. Mais informações pelo telefone: 3532-5415.

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Petros disponibiliza Informe de Rendimentos 2017

A Petros anunciou em seu Portal (www.petros.com.br) que disponibilizará o Informe de Rendimentos de 2017 para os seus participantes. Lembrando que esse documento é importante para fazer a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda 2018. Para acessar, é simples e rápido. Basta entrar na área do participante do portal. Vale destacar que, assim como ocorreu em 2016 e 2017, o informe de rendimentos fornecido pela instituição não contemplará o demonstrativo de despesas médicas, informação que é fornecida pelas patrocinadoras, responsáveis por administrar o serviço de assistência médica.

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Internet com Responsa +60: um guia para terceira idade

Atualmente, existem cerca de 25 milhões de pessoas com mais de 60 anos no mundo, e 66% deles usam a internet e 45% afirmam fazer compras online. Segundo pesquisa do Instituto Nielsen IBOPE, dentre os idosos brasileiros o tempo de uso da internet é 74,4% maior que entre os jovens. O Facebook é a rede favorita desse público, com 95% dos entrevistados dizendo ter conta e fazer uso do site. O Linkedin aparece em segundo, com 23% e o Instagram em terceiro com 19%. Na faixa dos 60 anos, 98% afirmaram saber usar a internet. Os números caem um pouco com o aumento da idade: 81% na faixa dos 70 anos, 41% na de 80 anos, e 15% entre os entrevistados com mais de 90 anos. Com esse número crescente de usuários crescem também as dúvidas sobre como utilizar a rede de forma responsável e segura. Atentos à essa nova realidade, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br) e SaferNet Brasil, lançaram o guia ‘Internet com Responsa +60’ para falar sobre os cuidados e responsabilidades no uso da internet. O guia tem como objetivo responder a todas as perguntas com as principais dúvidas desse público e traz dezenas de recomendações sobre como usar a internet com segurança. O arquivo está em formato PDF e pode ser baixado no computador gratuitamente, clicando aqui. Se desejar, é possível imprimir o guia em impressora para consultas futuras. Assista também ao vídeo explicativo do guia aqui.

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Carro roubado no estacionamento? Saiba seus direitos

Os brasileiros sempre ficam em dúvida sobre qual a responsabilidade do estacionamento em caso de roubos e furtos de veículos. Muitas vezes, nesses locais, são disponibilizadas placas com dizeres: ‘Não nos responsabilizamos por itens deixados dentro do veículo’ ou ‘Não nos responsabilizamos por danos ao seu veículo’. Apesar de serem muito comuns, essas placas estão erradas. Os fornecedores não podem ignorar o que diz o Código de Defesa do Consumidor. Veja abaixo: Art. 14 – O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos. O Superior Tribunal de Justiça afirma a mesma coisa, deixando pacificado entre todos os juízes do Brasil com o mesmo entendimento. O Código de Defesa do Consumidor aplica a chamada responsabilidade objetiva. É importante destacar que o que interessa não é provar a culpa do ofensor, mas sim responsabilizá-lo pelo risco de ter um comércio ou algo do tipo. Logo, há três requisitos que a pessoa que teve seu veículo roubado ou furtado em um estacionamento deve comprovar para ter seu prejuízo ressarcido: Comprovação do dano Relação de Consumo (entre o dono do veículo e o local onde estava no momento do dano ou roubo) Nexo casual (vínculo entre o dano sofrido e o estacionamento) Tais fatos podem ser facilmente comprovados por meio de boletim de ocorrência e recibo dado pela empresa no momento em que o veículo entra no estacionamento. Itens pessoais dentro do veículo É importante destacar que todos os estacionamentos são responsáveis não só pelo seu veículo, mas também pelos objetos deixados no carro. É válido tanto para acessórios do veículo, como aparelhos de som, quanto para objetos pessoais, como bolsas e livros. E no caso dos estacionamentos gratuitos? Existem três tipos de estacionamentos: pagos, aparentemente gratuitos e públicos. Estacionamentos públicos: em rua, com rotativos, não há possibilidade de indenização, já que quem cuida é o Estado; Estacionamentos pagos ou aparentemente gratuitos: a empresa tem o dever de indenizar o consumidor que teve algum tipo de dano. Isso vale tanto para supermercados, como casas de shows, shopping centers e estacionamentos pagos de rua. O que fazer em caso de roubo? – Sempre exija o comprovante com data e hora em que chegou, marca, modelo e placa do veículo, prazo de tolerância e dados da empresa. – Se perceber algum dano, informe o estabelecimento imediatamente e formalize a reclamação por escrito. – Registre o boletim de ocorrência em uma delegacia ou ligue para 190 (Polícia Militar). É importante reunir o maior número de provas possíveis para ingressar na Justiça. Para causas com valores de até 40 salários mínimos, podem ser levadas ao Juizado de Pequenas Causas e não necessita de advogado. Acima deste valor, busque a Justiça Comum, mas será preciso contratar um advogado ou um defensor público.

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Petros anuncia pagamento da 1ª parcela do 13º 2018 do PPSP

A Petros anunciou em seu portal (www.petros.com.br) que mais de 63 mil aposentados e pensionistas do Plano Petros do Sistema Petrobras (PPSP) receberão no dia 23 de fevereiro o adiantamento da primeira parcela do 13º salário de 2018. Prevista no regulamento do PPSP, o adiantamento será depositado juntamente com o pagamento dos benefícios. Já quem optou por não receber a primeira parcela do 13º neste período receberá no mês de agosto, obrigatoriamente, juntamente com a antecipação do 13º do INSS, conforme ocorreu nos anos anteriores. Vale lembrar que, nesta primeira parcela, o pagamento é feito de forma integral, sem os descontos, que serão aplicados na segunda parcela que será creditada em novembro. Fonte Portal Petros

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Recadastramento dos aposentados da AMS ainda sem data para começar

A AMS ainda continua sem data definida para iniciar o recadastramento dos aposentados e pensionistas. O prazo dado anteriormente pela Assistência foi adiado, sem remarcação de nova data. O recadastramento é obrigatório para todos os beneficiários, inclusive os das seguintes empresas do Sistema Petrobras: Transpetro, Petrobras Biocombustível, Termobahia e TBG. A Petrobras Distribuidora não participa deste recadastramento. Para manter-se atualizado sobre a nova data do recadastramento, acesse nosso site www.ambep.org.br e acompanhe os nossos informativos. Será feita uma ampla divulgação do processo em momento oportuno. O objetivo do recadastramento é para oferecer uma melhor gestão do plano de saúde, além de atender recomendação de auditoria externa. Com a atualização dos dados, é possível ter projeções atuariais baseadas em informações mais precisas. Atualmente, a AMS tem cerca de 290 mil beneficiários entre empregados, aposentados, pensionistas e seus dependentes. O último processo de recadastramento foi realizado entre os anos de 2008 e 2009. Por este motivo, informações sensíveis, como a data de nascimento e nome do beneficiário, precisam ser validados para garantir que os custos projetados do nosso plano de saúde sejam confiáveis.

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Catarata: como diagnosticar e prevenir

Assim como todo o corpo, os olhos também passam pelo processo de envelhecimento. A visão é o principal órgão de conexão com o mundo externo, e se não descobertos precocemente e tratados, esses problemas podem levar à cegueira. A catarata é um dos problemas mais comuns na terceira idade, acometendo 75% das pessoas com mais de 70 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há 45 milhões de cegos no mundo, dos quais 51% são devido à catarata. O trabalho de prevenção e informação são as palavras-chave para esse problema de saúde ocular, que tem como principais sintomas: Visão nublada, nebulosa, confusa ou com excesso de brilho como lâmpadas ou sol; dificuldades para dirigir no período da noite pelo brilho dos faróis dos outros carros; mudanças frequentes na prescrição de óculos; visão dupla; dificuldade na execução de tarefas diárias por problemas de visão; e oscilação da visão de perto, apresentando melhorias, mas depois piorando novamente. Diagnóstico da Catarata: A catarata é facilmente descoberta durante exame oftalmológico por um especialista. Para isso, no entanto, a população precisa ter o hábito de visitar uma vez ao ano o seu médico de olhos. A etapa seguinte consiste em quebrar o mito de que a catarata precisa amadurecer, ou seja, crescer, para depois ser operada. Hoje já sabemos que quanto mais cedo é descoberta e tratada, melhor para a qualidade de vida e de visão do paciente. Cirurgia de Catarata: A catarata é tratada com cirurgia. Hoje a tecnologia permite que o cristalino danificado seja substituído por uma lente intra-ocular (LIO), implantada durante procedimento muito preciso e altamente tecnológico. A anestesia é feita com colírios sem a necessidade de internação. A técnica chama-se facoemulsificação, e já é o método mais seguro e eficaz para a reabilitação visual do paciente. Todo o cristalino é aspirado através de uma microincisão (de dois milímetros). A seguir é removido e substituído por uma lente intra-ocular de material maleável. Ela entra no globo ocular dobrada através de uma incisão milimétrica. Há modelos de lentes intra-oculares que corrigem o astigmatismo e outros são multifocais, permitindo uma boa visão para longe e perto, corrigindo miopia, hipermetropia e vista cansada. A lente implantada no olho tem duração permanente, não necessitando ser substituída com o tempo. O paciente fica definitivamente livre da catarata e tem sua visão recuperada. http://www.visaolaser.com.br/blog/cuidados_e_prevencao/preservando-a-visao-na-terceira-idade/ http://blog.coioftalmologia.com.br/quais-sao-os-sintomas-da-catarata/

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