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Dia das Mães em Aracaju: ingressos à venda

A Representação de Aracaju está promovendo mais um tradicional almoço em comemoração ao Dia das Mães. O encontro será realizado no dia 20 de maio, no Restaurante e Churrascaria Galha Azul, na Orla do Atalaia, das 12h às 15h. Ingressos limitados. Garanta já o seu. Mais informações pelo telefone: 3214-6570, ou pelo e-mail: aracaju@ambep.org.br Data: 20 de maio Local: Restaurante e Churrascaria Galha Azul Endereço: Av. Santos Dumont, s/n – Atalaia Horário: das 12h às 15h

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Petrobras registra lucro líquido de R$ 4,4 bi no trimestre

A Petrobras divulgou no dia 11 de maio os resultados do primeiro trimestre da Companhia. O lucro líquido atingiu R$ 4,4 bilhões no período, revertendo o prejuízo registrado no trimestre do ano anterior. Apesar da menor demanda por derivados no mercado brasileiro, esse resultado reflete o seu destacado desempenho operacional. Esse bom desempenho foi alcançado por meio de menores gastos com importação de petróleo e derivados, em função da maior participação do óleo nacional na carga processada e da maior oferta de gás natural nacional, assim como menores despesas com vendas, gerais e administrativas. E mais: teve redução de despesas financeiras líquidas e dos menores gastos com baixas de poços secos/subcomerciais. Em termos operacionais, a Petrobras registrou a produção total de petróleo e gás natural de 2.805 mil barris de óleo equivalente por dia (boed). Foram produzidos 2.248 mil barris por dia (bpd) de petróleo, sendo 2.182 mil bpd no Brasil, 10% acima de primeiro trimestre de 2016. Com maior geração operacional e a redução de investimentos em 34% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, a companhia alcançou o fluxo de caixa livre de R$ 13,4 bilhões. O primeiro trimestre de 2017 foi o oitavo trimestre consecutivo de fluxo de caixa livre positivo, demostrando o compromisso da Petrobras com a disciplina de capital. Em função do Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário (PIDV), o efetivo de pessoal da companhia em 31 de março de 2017 foi de 65.220 empregados, uma redução de 17% em comparação ao mesmo período em 2016. Leia a nota da Petrobras na íntegra aqui. Fonte: Agência Petrobras

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Petros enviará contracheque digital

A Petros divulgou por e-mail que deu início à implementação do contracheque digital, a partir do mês de maio. Todos os aposentados e pensionistas receberão o demonstrativo de pagamento também por e-mail. O envio será feito até dois dias úteis antes de o dinheiro ser depositado na conta. Com o acesso ao contracheque facilitado, a iniciativa tem o objetivo de reduzir os custos da Petros e zelar pelo patrimônio dos participantes. Gradativamente, a versão impressa deixará de ser enviada pelos Correios, assim como já é feito por outros fundos de pensão. Para que todos tenham tempo de se adaptar à mudança, a substituição da versão em papel pelo digital será feita aos poucos. Neste momento, a suspensão do envio foi feita somente para os participantes que ser aposentaram a partir de 2014 e os participantes ativos que já se aposentaram pelo INSS e recebem o benefício por meio da Petros. Por enquanto, os aposentados e pensionistas continuarão a receber as duas versões, digital e impressa. Além de garantir mais eficiência na gestão de recursos, essa mudança está em linha com as boas práticas de responsabilidade social, devido à redução do consumo de papel. Ano passado, a Fundação foi responsável pela impressão de 850 mil folhas de contracheque, o que gerou um gasto de R$1,2 milhão. E mais: na última pesquisa de opinião, 67% dos participantes responderam que preferem receber informações por meio digital. Como acessar o contracheque? O link de acesso ao contracheque será enviado para o e-mail que o participante cadastrou na Petros. As informações vão bloqueadas e só aparecem mediante digitação da matrícula e senha Petros ou de outros dados pessoais que serão solicitados para quem não tiver senha. Além dessa opção por e-mail, os aposentados também podem consultar seu demonstrativo de pagamento no Portal Petros: basta acessar a “Área do Participante”, com login e senha. O valor líquido do pagamento também pode ser consultado por telefone, na Central de Relacionamento 0800 0253545, escolhendo a opção “serviços automatizados”. Como cancelar o recebimento do contracheque impresso? Quem quiser cancelar imediatamente o recebimento da versão impressa poderá fazer essa opção no Portal Petros. É preciso acessar a “Área do Participante”, clicar em “Dados Cadastrais” e, depois, em “Opções de correspondência”. IMPORTANTE: mantenham o cadastro do e-mail atualizado, que pode ser feito na ‘Área do Participante’, no Portal Petros. Basta clicar no botão “Dados Cadastrais”, disponível no topo da página, depois em “Meios de Comunicação” e, em seguida, em “Incluir e-mail”. O e-mail também pode ser atualizado por meio da Central de Relacionamento (0800 025 35 45). Fonte: Petros

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São Mateus do Sul dá início à venda de ingressos para o Dia das Mães

A AMBEP-SMSUL promoverá o tradicional almoço em comemoração ao Dia das Mães, no dia 21 de maio, às 12h, no Salão das Araucárias/Salão 1. Os ingressos já estão à venda e estarão disponíveis até o dia 18 de maio. Garanta já o seu, pois não serão vendidos no local do evento. Mais informações, ligue para (42) 3532-5415 ou envie e-mail para smsul@ambep.org.br. Data: 21 de maio Horário: às 12h Local: Salão das Araucárias – salão 1 Endereço: Ivan Ulbrich, São Mateus do Sul Ingressos: Sócio Titular + Acompanhante: R$ 30,00 Convidado: R$ 30,00 Criança: R$ 10,00 (8 a 12 anos)

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Petros: nova política para seleção de conselheiros

A Diretoria Executiva da Petros implementou uma nova política para seleção de conselheiros de administração e fiscais em empresas nas quais a Fundação tem participação relevante, que valoriza a experiência profissional e privilegia a captação de especialistas de mercado. Essa mudança faz parte do aperfeiçoamento da governança da Petros. De acordo com o portal da Petros, a Fundação passa a dispor de um banco de conselheiros independentes, ranqueados a partir de rígidos critérios, que avaliam a formação acadêmica, a trajetória corporativa, a disponibilidade de tempo para dedicação à atividade e o grau de conhecimento sobre as atividades-fim das companhias. O estabelecimento das novas regras foi definido a partir da análise das melhores práticas e experiências de grandes empresas e fundos de pensão do mercado. Atualmente, a Petros possui 28 assentos em conselhos, entre titulares e suplentes. Com a nova política, a participação de conselheiros externos à Fundação nas empresas investidas aumentou de 8% para 64%. A meta é que pelo menos dois terços dos assentos sejam ocupados por conselheiros externos, o que permite atrair profissionais com maior especialização, experiência e independência, além de possibilitar uma atuação mais eficaz. Dentre os critérios de avaliação estão quesitos como formação acadêmica, especialização, qualificação profissional e certificações. Também são consideradas a experiência executiva em grandes companhias e a participação em conselhos de empresas de grande porte. Além disso, as novas regras limitam dois assentos por conselheiros, no caso dos titulares, para possibilitar maior dedicação à função na empresa e prevê rotatividade no quadro de conselheiros indicados pela Petros, com o objetivo de oxigenar os conselhos das empresas nas quais tem participação acionária. Leia mais no Portal da Petros aqui. Fonte: Portal Petros  

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Medidas essenciais para prevenção do infarto

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, no Brasil, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, dentre elas a mais letal é o Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguida pelo infarto. O que muitas pessoas não sabem é que algumas medidas podem ser fundamentais para prevenir a doença e salvar vidas. Confira a seguir a lista de ações: – Controlar os níveis de colesterol Para evitar o acúmulo de gordura na parede das artérias é necessário ter controle dos níveis de colesterol. Taxas saudáveis de colesterol ruim (LDL) e colesterol bom (HDL) evitam a formação de placas de gordura que causam coágulos. Seguir uma dieta pobre em gordura saturada e rica em fibras, praticar atividade física e parar de fumar são medidas que ajudam no controle do colesterol. – Praticar atividades físicas É uma das medidas isoladas mais benéficas para a prevenção do infarto. Hormônios liberados pelo organismo depois do exercício, como a endorfina, relaxam a parede das artérias. A pressão arterial cai, a taxa de glicose diminui e o índice do colesterol se eleva. A recomendação é praticar 30 minutos de atividade física, pelo menos três vezes por semana. – Não fumar O cigarro possui substâncias, como a nicotina, que facilitam a coagulação sanguínea e fazem as placas de gordura se lesionarem com mais facilidade. – Controlar o diabetes Altas taxas de açúcar no sangue facilitam a formação de placas de gordura na artéria,  que podem causar um coágulo. – Controlar a hipertensão No caso de hipertensão, podem surgir lesões nas paredes internas das artérias e torná-las menos elásticas e predispostas ao endurecimento, o que aumenta o risco de infarto. – Evitar o stress Ao se submeter ao stress contínuo, o organismo libera grande quantidade de noradrenalina, um neurotransmissor que contrai os vasos e favorece a coagulação. – Fazer check-up regularmente Os médicos recomendam que seja feito de uma a duas vezes por ano, principalmente se tiver histórico de diabetes, infarto, hipertensão, derrame ou colesterol alto na família. Além da predisposição genética, os maus hábitos também constituem fatores de risco, como tabagismo, sedentarismo e má alimentação que podem afetar o coração e o sistema circulatório, tornando o acompanhamento médico indispensável a partir dos 30 anos. O check-up preventivo inclui o exame laboratorial (hemograma) e o eletrocardiograma. Cada um deles é capaz de adicionar ao quadro geral uma informação nova sobre o coração. Caso a pessoa pertença a um grupo de risco (se for fumante, diabético, tiver histórico familiar etc.), o cardiologista pode pedir também o ecocardiograma e o teste ergométrico, que fornecerão mais informações para a avaliação clínica. Dependendo do estilo de vida do paciente, o médico poderá solicitar ainda a cintilografia, a angiotomografia e o cateterismo para precisar visualmente possíveis lesões e as respectivas localizações nas artérias coronárias.

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Morre Sr. Ramiro Barcellos Tostes, um dos idealizadores e fundadores da AMBEP

“Posso dizer que fui útil na vida” já dizia o Sr. Ramiro Barcellos Tostes em entrevista à Revista Petros, em setembro de 2009, com o sentimento de dever cumprido. A frase resume bem a trajetória de vida de um homem que lutou pela concretização dos seus sonhos e ajudou a criar a Petros e a fundar a AMBEP. É com pesar que a Diretoria da Associação comunica o seu falecimento, no dia 2 de maio, aos 91 anos. A missa de Sétimo Dia está marcada para hoje, segunda-feira, dia 8 de maio, às 17h30, na Paróquia Nossa Senhora da Paz, localizada na rua Visconde de Pirajá, 339 – Ipanema. Trajetória de desafios e vitórias Gaúcho de Porto Alegre, Sr. Ramiro ingressou na Petrobras em 1959 no serviço de orçamento e integrou a equipe da Administração Central. Após a junção com a área de economia, foi dado início ao serviço de Planejamento (antigo Serplan) do qual fez parte até 1965, quando foi convidado a ingressar no grupo de estudos que deu origem à Petros. Na posse da primeira diretoria da fundação, Sr. Ramiro foi convidado para ser assistente-chefe do presidente Petrônio Barcellos. Na época, ele era chefe da divisão do orçamento da Petrobras e encarou o desafio, mesmo perdendo a gratificação de chefia que possuía. Trabalhou na Petros por quatro anos e retornou à estatal para se aposentar em 1980. Já em 1981, começou a surgir o sonho de criar, no Rio de Janeiro, uma associação petroleira séria e digna que pudesse amparar aqueles que se aposentavam, de forma a uni-los e atendê-los na parte cultural, de assistência e de lazer. Na ocasião, o Sr. Ramiro se reuniu com um grupo de 34 pessoas para fazer as bases da AMBEP, que hoje conta com mais 30 mil associados pelo país. O Sr. Ramiro foi vice-presidente de várias diretorias da Associação e eleito presidente em 2000 por uma gestão de três anos, quando foi substituído pelo doutor Yvan Barreto de Carvalho, em 2004.

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São José dos Campos faz dupla comemoração para as mulheres em maio

O mês de maio será das mulheres na Representação de São José dos Campos. No dia 27 de maio, será realizado um evento duplo em comemoração ao Dia das Mães e ao Dia Internacional da Mulher com almoço festivo no Carlton Hotéis São José dos Campos, das 12h às 15h. Os convites estarão à venda até o dia 20 de maio. Vagas limitadas. Garanta já o seu! Para mais informações, ligue para 3941-1778 ou envie e-mail para: sjcampos@ambep.org.br Data: 27 de maio Horário: das 12h às 15h Local: Carlton Hotéis São José dos Campos + 55 (12) 3947.7666 | 98199 3698 Whatsapp Rua Presidente Bernardes, nº 73 – Jardim Paulista Valores: *  Titulares MÃES ou esposa de titulares (Mães) não pagam *  Titulares Homens: R$ 20 *  Dependente: R$ 25 (por dependente, limitado a três) *  Convidados: R$ 30 (por pessoa) *  Criança acima de 6 anos: R$ 15 CORTESIA da casa: (Entrada) batida de limão, coco, canapés e 1 refrigerante ou suco Bebida alcoólica por conta do associado  

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Dia das Mães é tema de palestra em Niterói

A Representação de Niterói promoverá no dia 17 de maio, às 10h, a palestra sobre o ‘Dia das Mães: sua origem e sua importância social e familiar’, que será ministrada pela Jorgete Botelho, psicóloga clínica e institucional, especialista em Gerontologia e Trauma. A palestra será realizada na própria unidade e as inscrições são gratuitas e limitadas. Basta ligar para 2717-1016/ 2710-6235 e participar!

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Petros divulga os candidatos para as eleições dos conselhos Deliberativo e Fiscal

A Petros divulgou em seu portal os nomes dos candidatos aprovados pela Comissão Eleitoral e os números das respectivas chapas que concorrerão às vagas de representantes dos participantes ativos nos Conselhos Deliberativo (CD) e Fiscal (CF) da Petros. Será eleita uma dupla de titular e suplente para cada Conselho. O mandato será de quatro anos e a eleição ocorrerá entre os dias 12 e 26 de junho. Estão concorrendo seis chapas para uma vaga no Conselho Deliberativo, e três chapas para representação no Conselho Fiscal, já que houve desistência de uma dupla. Dentre os candidatos estão os seguintes ambepianos concorrendo a vaga: Candidatos aos Conselho Deliberativo: José Netto Guilherme Vasconcellos Ronaldo Tedesco Rafael Crespo Candidatos ao Conselho Fiscal: Agnelson Camilo Fernando Maia Confira a lista completa de candidatos no portal da Petros. Votação por site e telefone No período de 12 a 26 de junho, todos os participantes ativos e assistidos da Petros poderão votar pela internet, no Portal Petros, ou por telefone. Pelo portal, basta acessar a Área do Participante, com login e senha, clicar no banner das eleições e confirmar o voto, fornecendo CPF ou data de nascimento. Quem preferir fazer a escolha por telefone (0800 602 7550), terá de usar uma senha específica que será encaminhada pela Fundação por e-mail ou pelos Correios para o endereço que consta no cadastro dos participantes. Somente poderá ser escolhida uma dupla para cada órgão. Independentemente do número de planos em que o participante esteja inscrito, assim que o voto for confirmado, o sistema impedirá uma segunda tentativa.

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Inclusão da Política de Indicação dos Administradores e membros do Conselho Fiscal no estatuto da Petrobras é aprovado por acionistas

Acionistas da Petrobras aprovaram em Assembleia Geral, no dia 27 de abril, a inclusão da Política de Indicação de membros dos conselhos e executivos no estatuto social da companhia, incluindo a exigência de reputação ilibada. A mudança reforça o compromisso da Petrobras com a governança e a conformidade. É importante ressaltar que, atualmente, alguns critérios de seleção para membros da alta administração em empresas públicas de capital misto já são regulamentados por lei, como a de nº 13.303/2016, conhecida como Lei das Estatais, e o Decreto 8.945/2016. Enquanto a Lei das Estatais determina que as regras de seleção sejam aplicadas aos membros do Conselho de Administração, Fiscal e diretoria dessas empresas, a Petrobras também aplica os requisitos de seleção aos participantes externos de comitês de assessoramento do Conselho de Administração, ampliando o número de pessoas sujeitas aos critérios de seleção. Como parte de sua política interna, a Petrobras tem a análise de integridade chamada de ‘Background Check’ de Integridade (BCI), que é um sumário de dados, consultados em diversas fontes como órgãos públicos e empresas especializadas e de informações de sistemas internos da companhia, com o objetivo de subsidiar o gestor na tomada de decisão ao designar posições-chave da companhia. Em relação à experiência profissional, a Petrobras tem exigência mínima de dez anos no exercício de cargos de liderança, preferencialmente, no negócio ou em área correlata, incluindo experiência de cinco anos, em cargo de direção da empresa de grande porte nacional ou internacional ou direção/gerência executiva na Petrobras ou em empresa do Sistema Petrobras, além de fluência em inglês e desejável pós-graduação em área afim ou gestão. Pela Lei, são exigidos dez anos no exercício de cargos de direção superior na mesma área ou área correlata de atuação da empresa ou que o profissional tenha ocupado cargo em comissão ou função de confiança no setor público por quatro anos  ou mais, cargo de doc ente ou pesquisador na área de atuação da empresa. Quer saber mais? A íntegra da Política de Indicação dos Administradores e dos membros do Conselho Fiscal está disponível para consulta pública no site da Comissão de Valores Mobiliários ( www.cvm.gov.br) ou no site da Petrobras (http://www.petrobras.com.br/ri). Fonte: Agência de Notícias Petrobras

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AMBEP convoca associados para Assembleia Geral Extraordinária

No dia 13 de junho, os associados da AMBEP, em pleno gozo de seus direitos sociais, estão convocados para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada na sede da Associação, localizada na Rua Álvaro Alvim, 21/ 6º andar – Rio de Janeiro. A primeira convocação está marcada para ocorrer às 10h, com a presença de metade mais um dos associados com direito a voto ou, na inexistência desse quórum, em segunda convocação às 10h30, com qualquer número de presentes, para discutir e deliberar sobre: Proposição de Revisão do Estatuto da AMBEP. Acesse-o aqui.

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