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Petros: comunicado importante sobre Imposto de Renda

A Petros publicou em seu Portal que alguns de seus participantes ativos têm encontrado inconsistências em suas declarações de Imposto de Renda exercício 2020 (ano calendário 2019) e explica que esta inconstância é devida pois há diferença entre a data de retenção e contribuições pelos empregadores para a Petros, o que gera diferença entre os valores informados pela Petros e pelos participantes. É necessário fazer uma justificativa junto à Receita Federal, no caso do participante ter identificado alguma inconsistência. Será necessário se conectar à área do Participante através do Portal Petros e acessar na área de Autoatendimento o link “Extrato de Contribuições”. O documento gerado deverá ser mostrado à Receita Federal como comprovante das contribuições. Quanto as declarações referentes ao exercício 2021 (ano calendário 2020), a Petros está concluindo os estudos referentes às inconsistências informadas pelos participantes, com estimativa de finalização no decorrer desta semana, quando serão prestados os esclarecimentos e orientações necessárias. A Petros dispõe de dois canais para explicação de eventuais dúvidas: Central de Relacionamento – 0800 025 35 45 ou (21) 3529-5500, no caso de ligações de celular, de segunda a sexta, das 8h às 20h. Fonte: Portal Petros

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PP-3: confirmada viabilidade do plano pela Diretoria Executiva

Ontem (15/06) a Diretoria Executiva da Petros confirmou a viabilidade administrativa e técnica do novo plano de contribuição definida. Tal parecer foi definido mediante estudo realizado, onde ficou definido o total de participantes que migrarão para o PP-3. O processo de migração tem estimativa para ser concluído no dia 01/08/21, quando os ativos e assistidos passarão a compor o PP-3, deixando seus planos de origem. Cada etapa do processo continuará sendo comunicada pela Petros. Os pedidos de migração já foram comunicados pela Petros, que totaliza 2.176 participantes. Os indeferidos seguem em seu plano de origem, tendo de cumprir todas as obrigações e mantendo todos os direitos resguardados. Ademais, a renúncia ao direito, passado ou futuro, em ações individuais ou coletivas contra o PPSP-R ou PPSP-NR deixa de ter validade devido à não finalização do processo de migração para o PP-3. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Petros através de seus canais: · “Fale Conosco” ou chat on line, pelo Portal Petros ou app · Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 ou (21) 3529-5550 – horário de funcionamento de segunda a sexta das 8h às 20h. Fonte: Portal Petros

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Aracaju realiza atendimento em horário especial

Seguindo as orientações do decreto municipal n° 6.445/2021, da Prefeitura de Aracaju, a Unidade Regional de Aracaju está realizando atendimento em horário especial, das 10h às 17h. Atendimento deve ser previamente agendado. (79) 3214-6570

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Eleições Petros 2021: saiba como votar

Neste ano, a Petros está realizando eleição para a escolha de novos representantes em seus Conselhos Deliberativo e Fiscal, sendo uma dupla de titular e suplente para cada Conselho. No Portal da Petros você encontra a proposta das chapas. Lembrando que esta é uma eleição em que não há candidatos aposentados ou pensionistas, pois as vagas ocupadas serão de representantes dos participantes ativos, porém o voto é aberto a todos os membros inscritos em planos da Petros até 28 de fevereiro de 2021. O período de votação acontece a partir das 9h do dia 14/06 até as 17h do dia 28/06. Os votos enviados após o horário final estabelecido não serão computados. A votação poderá ser feita de três formas – através do aplicativo “Petros App”, pelo Portal ou por telefone, canais disponibilizados pela Petros. Segue as orientações para cada método: Pelo aplicativo: Baixe o Petros App no Google Play ou na App Store. Com matrícula Petros e senha, a mesma utilizada no Portal Petros, entre no aplicativo. Na página inicial, de serviços, clique no banner eleições, que vai direcioná-lo para o ambiente especial de votação. Escolha seus candidatos e confirme seus votos. Importante: para exibir o banner de votação, o aplicativo precisa estar atualizado. Pelo portal: Com matrícula e senha em mãos, acesse a Área do Participante. Clique no banner sobre as eleições, que leva a uma página especial de votação. Vote e confirme suas escolhas. Por telefone: Ligue para 0800 721 8508 e forneça a senha específica para votar por telefone, que é individual, exclusiva para as eleições deste ano e dá acesso ao sistema uma única vez. Esta senha será enviada aos participantes por e-mail e SMS. Aqueles que não têm e-mail ou celular cadastrados na Fundação recebem a senha pelos Correios. Na votação por telefone, além da senha, o participante deverá informar o número de seu CPF e os dois últimos dígitos do seu ano de nascimento. Sua participação é importante! Fonte: Portal Petros

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Benefício Saúde: contribuições adicionais para suprir déficit 2020

O Portal Saúde Petrobras atualizou nesta segunda-feira, 07/06, o balanço anual financeiro referente ao benefício saúde, onde foi verificado que, em 2020, o custeio dos gastos com a saúde foi diferente do pactuado em ACT (Acordo Coletivo de Trabalho). Diante deste quadro, a Companhia apresentou para as entidades sindicais uma proposta para equacionamento deste déficit. No ano de 2020 a participação ficou sendo de 73% (companhia) e 27% (beneficiário) e pelo ACT teria que ser 70% (companhia) e 30% (beneficiário). Assim, a empresa argumenta, que para manter o equilíbrio do plano e atender a correção da proposta da Petrobras, a quantia a ser compensada deverá ser paga em três parcelas, entre junho e agosto com valores proporcionais as faixas salariais e etárias dos titulares. Veja tabela abaixo:   Fonte: Saúde Petrobras  

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FlexPrev: o novo plano da BR administrado pela Petros

Nesta segunda-feira, 07/06, foi aprovado pelo Conselho de Administração da BR, a criação de um novo plano de previdência privada da empresa, na categoria de Contribuição Definida, o FlexPrev. A proposta é de um plano livre de equacionamento e sem solidariedade de patrimônio e obrigação; estará aberto a novas adesões de empregados da BR e também para migração voluntária exclusivamente de participantes ativos e assistidos do PP-2, do PPSP-R e do PPSP-NR ligados à empresa. O FlexPrev terá de passar por etapas de governança, dentre elas, a aprovação do Conselho Deliberativo da Petros e da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar). Só após as anuências necessárias para a criação do plano, será aberto para ingresso. Está previsto para início de 2022 a implementação do plano. Seguem inalterados os direitos e deveres dos ativos e assistidos dos planos atuais. Todas as informações pertinentes ao processo de desenvolvimento do citado plano serão informadas pela BR e pela Petros. ​

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Expediente AMBEP

Funcionamento da AMBEP no dia 04/06/2021 A Diretoria da AMBEP informa que não haverá expediente na Sede e nas Unidades Regionais no dia 04/06/2021, face à pandemia e pela pouca movimentação nos centros das cidades, devido ao feriado de Corpus Christi no dia 03/06/2021. A Associação volta ao expediente normal no dia 07/06/2021.

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Revista da AMBEP: chegou a edição de maio e junho

Chegou mais uma edição digital da Revista da AMBEP, edição de maio e junho. Nela, você vai saber como a Associação tem cumprido o seu papel em auxiliar os seus associados durante a pandemia, ao prestar um atendimento personalizado em suas Unidades. Você também vai conferir mais uma matéria sobre os 40 anos da AMBEP, na qual contamos mais um pouco da nossa fundação e dos ambepianos pioneiros, informações importantes sobre as eleições na Petros em junho, o balanço financeiro da Associação em 2020 – aprovado em Assembleia Ordinária, em maio – e a importância de se tomar a vacina da gripe em tempos de pandemia, entre outros temas. Acesse aqui a nova edição e boa leitura! Atualização de dados Para você continuar recebendo a Revista da AMBEP, é ainda mais importante ter seus dados e, principalmente, e-mail atualizados em nosso cadastro. Para isso, entre em contato com sua Representação e faça sua atualização cadastral. Atualizei meu cadastro e mesmo assim não recebi o e-mail. Como devo proceder? Antes de mais nada, verifique sua lixeira eletrônica ou sua caixa de spams. Como nosso e-mail marketing é enviado para um grande número de pessoas, pode ser que seu e-mail o identifique como um spam, ou seja, uma mensagem não solicitada e que, geralmente, tem teor publicitário. Caso o e-mail não esteja em nenhuma dessas caixas, entre em contato com sua Representação e verifique se o endereço virtual cadastrado está correto. Se estiver tudo certo e mesmo assim você não receber nosso e-mail marketing, entre em contato com a AMBEP pelo Fale Conosco. Recebi o e-mail marketing da AMBEP como Spam. O que fazer? Se nosso e-mail chegou para você na caixa de Spams, é preciso marcá-lo como um e-mail confiável. Para fazer isso, basta seguir dois passos bem simples. Selecione o e-mail da AMBEP e clique em Não é Spam, que aparece disponível na maioria dos e-mails, como Gmail e Yahoo. Adicione o e-mail da AMBEP entre seus contatos cadastrados. Assim, as chances dos nossos e-mails seguirem para a caixa de Spam passam a ser mínimas. A revista também pode ser acessada quando quiser em nosso Portal, na seção Publicações. Simples, rápido e fácil.

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Escolha o lado bom da vida

A pandemia mudou completamente nosso jeito de viver e conviver em sociedade. Passamos a trabalhar em home office, adotamos novas tecnologias para nos comunicar com parentes e amigos, e até aumentamos o hábito de fazer compras on-line. Tudo com o propósito de evitar aglomerações e o contágio da Covid-19. Ficar em casa ainda é importante para a nossa saúde e a de quem queremos bem. O momento é difícil, mas podemos aproveitá-lo para aprender mais sobre nós mesmos, repensar como estamos vivendo e cuidar da mente e do corpo. “Nós fomos pegos de surpresa, no ano passado, e tivemos que nos adaptar ao isolamento e nos questionar a respeito do modo como estávamos vivendo. Essa é a grande questão, claro, analisando friamente e colocando de lado todo o sofrimento de perdas de pessoas queridas. O autoconhecimento é o início para encontrarmos um novo caminho”, avalia a psicanalista Mônica Donetto Guedes. Fica claro que diante de uma crise nós podemos nos reinventar ou ficar paralisados. Tudo depende de nossas perspectivas, mas com criatividade, podemos aprender a fazer coisas novas, encontrar novos hobbies, realizar nosso trabalho e encarar a vida de uma maneira diferente. Mônica dá algumas dicas para aproveitarmos melhor essa situação inusitada de isolamento social e mudança de hábitos que nos foi imposta um ano atrás, tirando dela o que há de melhor. É IMPORTANTE ESCOLHER SABER VIVER “Busque aquilo que te dê prazer. Resgate nas suas memórias afetivas o que te traz boas lembranças e conforto. O que você gostaria de fazer e até hoje não fez por falta de oportunidades? Nessa busca interior, encontre recursos para agir de forma preventiva, com segurança, e que possam dar mais sabor e leveza para sua vida”, aconselha. A psicanalista comenta, ainda, que o caminho para melhorar o ambiente passa também pela quebra de conceitos como “no futuro, terei mais tempo”, “em breve realizo esse sonho” etc. A vida é agora. Não deixe para depois. Tire da gaveta aquele projeto antigo e permita-se recomeçar. Como diz Roberto Carlos: é preciso saber viver. ESTE É UM MOMENTO PARA SE PRESERVAR A informação é fundamental, mas se evitar jornais e revistas é uma saída para não se sobrecarregar, siga esse caminho. Mônica reforça que não devemos ficar focados em excessos, pois eles também nos angustiam. “Escolha poucas fontes principais de notícia. A ideia não é ficar alienado, mas também não tornar isso uma obsessão que poderá fazer mal.” Faça escolhas que apontem para o lado positivo da vida e encontre o seu equilíbrio mental e espiritual POSSIBILIDADES VARIADAS AO SEU ALCANCE “Olhe para o lado e perceba as oportunidades à sua volta. Não deixe que as limitações e a impotência sejam verdades prontas”, afirma a psicanalista. Talvez não possamos ir a restaurantes agora, mas podemos cozinhar junto com a família em casa. Sua sala se transforma em um novo espaço de convivência. O isolamento é uma oportunidade para viver melhor com sua família e dividir tarefas em casa. Para muitas pessoas, o simples fato de arrumar a casa ajuda a organizar a mente e relaxar. Que tal criar um clube do livro com seus pais ou filhos? Selecione um livro para lerem juntos e depois discutirem sobre a obra. Outra opção: se você faz meditação regularmente, estimule as outras pessoas que moram na casa para fazerem também. O bem-estar coletivo beneficia a todos. Conclusão: faça escolhas que apontem para o lado positivo da vida e encontre o seu equilíbrio mental e espiritual. Tudo passa e esse momento difícil pelo qual todos estamos passando também vai passar. ARRANJE UM NOVO COMPANHEIRO Na pandemia, muitas pessoas que moram sozinhas resolveram adotar um pet. Além de ser uma companhia fiel para crianças, jovens e adultos de todas as idades, a convivência com o animal é uma distração. O afeto com o pet ajuda na redução de ansiedade, e estimula a produção de endorfina, que contribui com o relaxamento do corpo. Lembre-se, porém, de que ter um pet representa uma responsabilidade. Antes de realizar a adoção e decidir qual será a raça, pesquise e pondere sobre o assunto. Confira outras matérias em nossa Revista da AMBEP. Clique aqui.

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Imposto de Renda: prazo de entrega encerra no dia 31 de maio 2019

Uma vez por ano, os brasileiros precisam preencher a Declaração do Imposto de Renda (IR) e acertar as contas com a Receita Federal. O prazo para declarar o IR 2021, que diz respeito às receitas e gastos de 2020, termina às 23h59 do dia 31 de maio. Fique atento às informações no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e não perca o prazo. A expectativa é de que 32 milhões de contribuintes enviem suas declarações até o final do prazo. Neste ano, é obrigado a entregar a Declaração do Imposto de Renda 2021 quem teve rendimentos maiores do que R$ 28.559,70 ao longo de 2020. E quem recebeu auxílio emergencial também precisa verificar se se enquadra nesta categoria. NÃO SE ESQUEÇA! Antes de declarar o seu IR, é importante garantir que você tem em mãos todos os documentos e dados necessários para a declaração: os informes de rendimento de seu banco, corretora de investimentos, empresa empregadora, e também recibos de gastos com educação, saúde e outros despesas. Depois, é necessário baixar o programa gerador de declaração do IR, disponível no site da Receita Federal (www.gov.br/ receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/ download/pgd/dirpf). É através dele que a declaração é preenchida e enviada para a Receita. CUIDADO COM O PRAZO Quem atrasar a entrega terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. Preparamos uma seleção de informações para você entender se precisa ou não declarar o IR 2021 e como deve fazer. Confira. Quem recebeu, ao longo de 2020, mais de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis, que incluem recebimentos com: o salário propriamente dito, horas extras, férias, direitos autorais, valores recebidos do INSS, aluguéis, rendimento de investimentos, benefícios, pensões. Ou seja, se a soma de tudo o que você ganhou em 2020 nesses itens for maior do que R$ 28.559,70, é preciso declarar. Aqueles que possuíam, em 31 de dezembro de 2020, imóveis, veículos, obras de arte, joias, antiguidades e outros bens cujo valor total é superior a R$ 300 mil. Se o valor de todos os bens em seu nome somarem mais de R$ 300 mil, você se encaixa nesta categoria — neste caso, você deve considerar o valor de aquisição de cada bem, ou seja, o quanto você pagou por eles. São considerados bens: imóveis, veículos. Ou seja: mesmo que você não se encaixe no primeiro critério, precisa declarar o IR se estiver neste quesito. Quem vendeu seu imóvel, veículos ou outros bens e ganhou dinheiro com essa transação, independentemente do quanto, você passa a ter que declarar o IR. Operações em bolsa de valores, de títulos futuros ou de mercadorias também são sujeitos à tributação no caso de ganho de capital. Aqueles que tiveram renda de atividade rural superior a R$ 142.798,50. Lembrando que esse valor deve ser da renda bruta. Todos que receberam mais de R$ 40 mil em rendimentos isentos e não tributáveis ou tributáveis na fonte, considerando a soma de todos esses rendimentos. Entre os não tributáveis estão indenizações trabalhistas, herança e doações recebidas, rendimentos com a caderneta de poupança, indenização de seguros, seguro-desemprego, entre outros mais específicos. Já os tributáveis na fonte são aqueles recebidos em concursos, loterias, 13º salário e títulos de capitalização.

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