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Resultados de 2020: Petros realizará live no dia 13

A Petros anunciou em seu portal que, na próxima terça-feira, dia 13 de abril, às 11h30, a Diretoria Executiva apresentará os resultados de 2020 em uma live para os participantes. O encontro virtual terá a participação do presidente Bruno Dias e dos diretores Alexandre Mathias (Investimentos), Akira Miki (Seguridade) e Leonardo Moraes (Riscos, Administração e Finanças), que falarão sobre o desempenho da Petros no ano passado. O link e as orientações de acesso serão encaminhados na véspera da transmissão, no dia 12 de abril. Após a apresentação, o presidente e os três diretores responderão a perguntas. Para que eles possam tratar do maior número de temas de interesse dos participantes, vamos receber questões previamente para identificar os principais pontos de dúvida. Clique aqui e acesse o formulário, que estará disponível até as 17h, do dia 09 de abril. Durante a live, também será possível enviar perguntas pelo chat e somente serão respondidas perguntas enviadas pelos participantes identificados. Perguntas anônimas serão descartadas.

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Sede e AMBEP Rio de Janeiro retomam atividades em 12 de abril

Em função do agravamento da pandemia no estado do Rio de Janeiro, o governo estadual decretou um superferiado de dez dias, entre os dias 26 de março e 4 de abril, que foi estendido até o 8 do mesmo mês. Durante este período, a AMBEP, sediada no município do Rio de Janeiro, está com as atividades suspensas para o atendimento presencial, assim como a Unidade do Rio de Janeiro. Nossas equipes estão trabalhando em home office até o dia 9 de abril, retomando suas atividades normais no dia 12, segunda-feira. Como medida preventiva, a diretoria da AMBEP também determinou o horário especial de atendimento em todas as suas Unidades do País, das 10h às 16h. A mudança já está em vigor até 30 de abril. Pandemia: confira as Unidades da AMBEP em funcionamento pelo Brasil

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AMS disponibiliza carteira virtual aos beneficiários

A AMS divulgou em seu portal a disponibilidade da versão digital da carteirinha do plano de saúde – principal documento de identificação do beneficiário – que pode ser acessada pelos canais digitais da Assistência Médica. Basta entrar na área restrita do portal (https://saudepetrobras.com.br), digitar o login com CPF e a senha cadastrada. A consulta também pode ser realizada pelo aplicativo Família Petrobras. Já o empregado ativo da Petrobras pode ainda utilizar o aplicativo SAP Fiori para consultar o documento. É importante lembrar que o documento digital não possui foto. Dessa forma, os credenciados devem exigir que a carteirinha esteja acompanhada de um documento oficial com foto no momento da identificação. Para auxiliar o beneficiário a realizar essa consulta, a AMS preparou um passo a passo que você pode conferir aqui.

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Eleições da Petros: sete chapas foram inscritas

A Petros divulgou em seu Portal a lista de candidatos inscritos para as eleições deste ano. Ao todo, concorrerão sete chapas, sendo quatro para a disputa por uma vaga, de titular e suplente, para o Conselho Deliberativo (CD); e três para uma vaga, também com titular e suplente, para o Conselho Fiscal (CF). A lista final de candidatos será divulgada entre os dias 19 e 20/04, após análise final da documentação e de decisão acerca de eventuais pedidos de impugnação. O prazo para a abertura de pedidos de impugnação começou em 5 de abril e vai até sexta-feira, dia 9 de abril. A Comissão Eleitoral vai avaliar os casos e comunicar eventuais candidatos impugnados até o dia 13 do mesmo mês. Eles poderão apresentar seus argumentos de defesa entre 14 e 18 de abril, para avaliação final das candidaturas. Eventuais pedidos de impugnação devem ser endereçados à Comissão Eleitoral pelo e-mail comissaoeleitoral@petros.com.br.

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Revista da AMBEP: edição de março/abril está no ar

A edição digital de março e abril da Revista da AMBEP já chegou. Nela, você poderá entender melhor o reajuste no Plano AMS Petrobras e as Eleições na Petros. Você também vai conferir mais uma matéria sobre os 40 anos da AMBEP, na qual contamos mais um pouco da nossa história e informações importantes sobre a declaração de Imposto de Renda 2021. Atualização de dados Para você continuar recebendo a Revista da AMBEP, é ainda mais importante ter seus dados e, principalmente, seu e-mail atualizados em nosso cadastro. Para isso, entre em contato com sua Representação e faça sua atualização cadastral. Atualizei meu cadastro e mesmo assim não recebi o e-mail. Como devo proceder? Antes de mais nada, verifique sua lixeira eletrônica ou sua caixa de spams. Como nosso e-mail marketing é enviado para um grande número de pessoas, pode ser que seu e-mail o identifique como um spam, ou seja, uma mensagem não solicitada e que, geralmente, tem teor publicitário. Caso o e-mail não esteja em nenhuma dessas caixas, entre em contato com sua Representação e verifique se o endereço virtual cadastrado está correto. Se estiver tudo certo e mesmo assim você não receber nosso e-mail marketing, entre em contato com a AMBEP pelo Fale Conosco. Recebi o e-mail marketing da AMBEP como Spam. O que fazer? Se nosso e-mail chegou para você na caixa de Spams, é preciso marcá-lo como um e-mail confiável. Para fazer isso, basta seguir dois passos bem simples. Selecione o e-mail da AMBEP e clique em Não é Spam, que aparece disponível na maioria dos e-mails, como Gmail e Yahoo. Adicione o e-mail da AMBEP entre seus contatos cadastrados. Assim, as chances dos nossos e-mails seguirem para a caixa de Spam passam a ser mínimas. A revista também pode ser acessada quando quiser em nosso Portal, na seção Publicações . Simples, rápido e fácil. Acesse aqui a nova edição e boa leitura!

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Opção de migração para PP-3 é estendido até 30 de abril

É importante lembrar que a opção pela migração para o PP-3 é irretratável e irrevogável. Isso significa que todas as escolhas feitas no Termo de Opção pela Migração para o PP-3, disponível no ambiente especial de migração, são finais, não podendo ser alteradas após o envio do formulário eletrônico. Também não é possível desistir da opção de migrar depois do envio do termo. Por isso, estude cuidadosamente todas as características do PP-3 antes de fazer suas escolhas. No hotsite do PP-3, simule e avalie com cautela todos os cenários disponíveis para você, quantas vezes quiser, antes de tomar uma decisão. A migração para o PP-3 encerra todo e qualquer vínculo com o plano de origem. E, embora a opção pelo PP-3 implique renúncia de todos os direitos no plano de origem, até a efetivação da migração, o participante terá de cumprir todas as obrigações no PPSP-R ou no PPSP-NR e continuará também com todos os direitos originais resguardados até o início das operações do novo plano. Acompanhe em nosso Portal as informações sobre a migração. Informe-se. Pese todos os riscos, analise os prós e os contras e tome uma decisão consciente sobre a adesão ao PP-3. O seu futuro agradece. Leia Mais: PP-3: Migrar ou não migrar? Informe-se PP-3: Petros lança novos livros digitais sobre saques e empréstimos Petros lança e-book sobre tributação Petros lança e-book sobre renúncia judicial Petros altera regra para renuncia judicial para ações coletivas

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CD da Petros aprova novas taxas de custeio administrativo para 2021

Nesse contexto, a Petros contratou uma consultoria externa com o intuito de aprimorar a metodologia de alocação e rateio dos gastos administrativos dos planos de benefícios. Esse trabalho teve os seguintes objetivos: – refletir os recentes ganhos de eficiência da Fundação; – equilibrar receitas e despesas em cada plano; – e aumentar a transparência para os participantes por meio da adoção de um modelo conhecido por todos. Diante disso, o Conselho Deliberativo (CD) aprovou as novas taxas de custeio administrativo dos planos de benefícios administrados pela Petros para 2021. As novas alíquotas serão aplicadas a partir da competência de março, com implantação em abril. Os percentuais foram definidos no bojo deste trabalho e após estudo anual de revisão obrigatória do custeio administrativo dos planos de benefícios, realizado pela Petros, conforme estabelece a legislação (Resolução CNPC nº 29/2018). Como resultado da revisão anual de custeio, houve mudança na modalidade de custeio de alguns planos, com a aplicação da taxa de administração em substituição à taxa de carregamento. Entre os planos que tiveram alteração estão o Plano Petros do Sistema Petrobras – Repactuados (PPSP-R) e o Plano Petros do Sistema Petrobras – Não Repactuados (PPSP-NR), que passaram recentemente por alteração no regulamento para refletir o ajuste. Em relação ao Plano Petros-2 (PP-2), o custeio está mantido e só será alterado após ajustes no regulamento do plano. Importante notar que a implantação da taxa de administração tem a vantagem de já ser um instrumento conhecido por todos, o que aumenta a transparência sobre os gastos da Petros. Além disso, ela é uniformemente aplicada aos participantes: ativos, assistidos e pensionistas. Os participantes dos planos administrados pela Petros que tiveram mudanças no custeio serão informados até o fim do mês sobre a taxa de 2021, por meio de comunicados específicos sobre cada plano. Entenda mais: Taxa de carregamento: a alíquota incide mensalmente sobre o valor das contribuições feitas ao plano de previdência. Ou seja, ela não é cobrada sobre os rendimentos, mas, sim, sobre os valores aportados todo mês no plano como forma de contribuição. Por exemplo, para um plano com taxa de carregamento de 4%, será descontado a cada mês este percentual do montante da contribuição, destinando todo mês o correspondente a esta alíquota para o custeio do plano. Em planos maduros, com maior número de assistidos, que contribuem menos do que os ativos, a taxa de administração é a mais adequada para cobrir as despesas do plano. Taxa de administração: A alíquota, definida em base anual, é calculada sobre os recursos garantidores – que representam o montante de recursos destinados à cobertura dos benefícios oferecidos pelo plano –, com efeito na rentabilidade mensalmente. Isso significa que 100% da contribuição feita ao plano vai para a gestão dos investimentos e que a rentabilidade divulgada aos participantes estará líquida, ou seja, já descontada a taxa de administração. A título de exemplo, um plano que tem taxa de administração anual de 0,30%, terá um desconto de 0,025% na sua rentabilidade mensal, já que este percentual será destinado ao Plano de Gestão Administrativa (PGA) para arcar com os custos administrativos que a Fundação tem com o plano. Considerando uma rentabilidade de 10% no ano, com uma taxa de administração anual de 0,50%, o participante terá como rentabilidade líquida o percentual de 9,50%. Assim, no caso de planos com taxa de administração, a equipe de investimentos trabalhará para alcançar as metas de retorno – que é a meta atuarial acrescida desta taxa, o que confere maior governança à gestão dos ativos.

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Inscrições de candidatos para eleições da Petros deverão ser preferencialmente por e-mail

Em função do avanço da pandemia de Covid-19, o Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou feriado até o próximo domingo. Por esse motivo, a Petros divulgou em seu portal a recomendação da Comissão Eleitoral para que os interessados em disputar as eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal da Petros deem preferência ao e-mail comissaoeleitoral@petros.com.br para encaminharem suas inscrições. Quem não puder fazer uso do canal digital, pode entregar a documentação na Petros, que fica na Rua do Ouvidor, 98, no Centro do Rio de Janeiro. O prazo para inscrições termina nesta quinta-feira, dia 1/4, às 17h. Em caso de eventuais dúvidas ou dificuldades quanto ao envio das inscrições, a Comissão Eleitoral está à disposição dos candidatos no e-mail comissaoeleitoral@petros.com.br. Lembramos que, neste processo eleitoral, serão preenchidas vagas para duas duplas, de titular e suplente, sendo uma para o Conselho Deliberativo, e a outra, para o Conselho Fiscal. Neste ano, apenas participantes ativos podem se candidatar. A votação está prevista para acontecer entre os dias 14 e 28/6, e será aberta a todos os participantes, sejam ativos, aposentados ou pensionistas, desde que inscritos em planos administrados pela Petros até o dia 28/2/2021. Para conferir a lista de documentos exigidos para a inscrição de candidatos, acesse a área especial criada aqui no Portal Petros para o processo eleitoral. Confira abaixo o calendário eleitoral completo:  Calendário Eleitoral Petros 2021 Publicação do edital e início das inscrições 18/03 Fim do prazo de inscrições 01/04 Divulgação dos inscritos 05/04 Prazo para pedidos de impugnação 05 a 09/04 Prazo para defesa dos impugnados 14 a 18/04 Avaliação e divulgação da lista dos candidatos 19 a 20/04 Início do período de votação 14/06 Fim do período de votação e apuração 28/06 Divulgação dos resultados 28 a 29/06  

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Petros altera regra para renúncia judicial para ações coletivas

A Petros anunciou, em 26 de março, no Portal uma importante mudança na renúncia judicial para ações coletivas, como a Ação Civil Pública da AMBEP. Com o objetivo de facilitar os procedimentos de renúncia judicial para migrar para o PP-3, a Petros não exigirá mais o peticionamento do Termo Formal de Renúncia em ações coletivas contra o PPSP-R ou o PPSP-NR. As ações coletivas são aquelas movidas por sindicatos ou associações. Já o peticionamento do Termo Formal de Renúncia segue sendo exigido em ações individuais ou plúrimas – processos que contam com mais de um autor – contra o plano de origem. Apesar de não exigir mais o peticionamento em ações coletivas, a renúncia a qualquer direito previsto no regulamento do PPSP-R ou do PPSP-NR – em ações coletivas, individuais ou plúrimas – segue sendo um dos requisitos exigidos para a migração opcional para o novo plano de contribuição definida. Assim, todos os ativos, aposentados e pensionistas que desejarem migrar, além de enviar o Termo de Opção pela Migração, terão de firmar o Termo Formal de Renúncia, disponível no ambiente de migração, que pode ser acessado pelo hotsite, no Portal Petros e no aplicativo. Aqueles que tiverem ação judicial individual ou plúrima relacionada ao plano de origem também precisarão juntar em cada processo o Termo Formal de Renúncia e a Petição de Renúncia, assinada pelo ativo, aposentado ou pensionista e por seu advogado. O peticionamento deverá ser realizado dentro do prazo de opção pela migração, que vai até 31 de março. A petição, o Termo Formal de Renúncia e o comprovante de protocolo do peticionamento deverão ser enviados à Petros para o e-mail renunciapp3@petros.com.br, também até 31 de março. Se o participante ou assistido esquecer de apresentar a petição, acompanhada do Termo de Formal de Renúncia, em algum processo individual ou plúrimo que contenha pedidos relacionados ao PPSP-R ou ao PPSP-NR, não poderá migrar. Em função desta alteração, a AMBEP não mais enviará os pedidos de renúncia judicial da Ação Civil Pública para o escritório de advocacia responsável que foram enviados para a Associação até 25 de março, às 15h. Todos os nossos associados podem prosseguir com as novas orientações da Fundação.   Considerações importantes É importante destacar que a renúncia judicial vale para ações coletivas, individuais ou plúrimas contra a Petros, a Petrobras ou ambas, que discutam, direta ou indiretamente, matéria relacionada ou conexa ao regulamento do PPSP-R ou do PPSP-NR. Vale esclarecer também que a renúncia não alcançará qualquer pedido de natureza trabalhista formulado em ação judicial individual, plúrima ou coletiva, mas tão somente aquele pedido de natureza previdenciária que tenha relação com a aplicação das regras dos regulamentos dos planos de origem. Com a migração para o PP-3, o participante ou assistido, por sua livre opção, deixará de manter qualquer vínculo jurídico com o plano de origem, não mais se sujeitando às suas regras. Por isso, não é possível continuar discutindo judicialmente a aplicação dessas regras, visto que não são mais a ele aplicáveis, devido à sua vinculação ao PP-3. A renúncia a ações, direitos ou pretensões contra o plano de origem só terá validade se o novo plano for efetivamente criado. Caso o PP-3 não seja criado ou o participante não apresente a petição e o Termo Formal de Renúncia nos processos individuais ou plúrimos, as ações judiciais contra o PPSP-R e o PPSP-NR seguirão sua tramitação regular.

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Renúncia judicial da ACP da AMBEP: 25/03 – prazo esgotado

O prazo para a entrega dos documentos para a renúncia judicial da AMBEP terminou às 15h, do dia 25 de março, conforme foi divulgado em nosso Portal (Acesse a matéria aqui). Para verificar se você faz parte ou não da Ação Civil Pública da AMBEP, acesse este link (clique aqui), digite o seu CPF e cheque a informação.  

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AMBEP adia Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária

Em função do agravamento da pandemia no estado do Rio de Janeiro, o governo estadual decretou um superferiado de dez dias, que começa no dia 26 de março e vai até 4 de abril. Durante este período, a AMBEP, sediada no município do Rio de Janeiro, estará com as atividades suspensas para o atendimento presencial. Em função disso, as Assembleias Geral Ordinária e Extraordinária que estavam marcadas para ser realizadas em 30 de março foram adiadas com nova a data a ser definida. Vale lembrar que as Assembleias Geral Ordinária e Extraordinária foram convocadas para discutir e deliberar sobre o Relatório de Atividades e as Demonstrações Contábeis da AMBEP, referentes ao exercício de 2020, e para aprovar a Reforma do Estatuto, respectivamente. Acesse aqui o Edital de Cancelamento.

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