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PP3: Petros lança novos livros digitais sobre saques e empréstimos

A Petros publicou em seu portal mais dois e-books (livros digitais) sobre o novo plano e que reforçam de forma didática informações que temos divulgado aos participantes. Saque de até 15% e empréstimos são os temas das duas novas edições. É importante lembrar que o saque de até 15% é uma escolha que o aposentado ou o pensionista tem de fazer no momento da migração, registrando se quer essa antecipação de benefício e o percentual a ser sacado no Termo de Opção pela Migração. Já o ativo decidirá se quer ou não o saque de até 15% ao pedir o benefício no PP-3. Todos os detalhes sobre este assunto são apresentados em forma de perguntas e respostas, de maneira didática, no e-book que pode ser acessado aqui. Empréstimo também é um tema de grande interesse. E, para esclarecer como ficam os contratos de quem optar por migrar para o PP-3, também foi desenvolvido um e-book sobre este assunto. O conteúdo trata das principais dúvidas que os participantes reportaram em relação a este assunto. Para acessar, basta clicar aqui. Também já foi divulgado um e-book sobre tributação de Imposto de Renda, que explica os regimes progressivo e regressivo. Para ler este conteúdo, clique aqui. Acesse também o hotsite do PP-3 para saber mais sobre o novo plano de contribuição definida que está sendo oferecido para migração opcional a ativos e assistidos do PPSP-R e do PPSP-NR da Petrobras.

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PP-3: Petros lança e-book sobre tributação

A Petros disponibilizou em seu Portal um livro digital (e-book) para informar de forma didática sobre a escolha do regime de tributação de Imposto de Renda ao migrar para o PP-3: progressivo ou regressivo. A opção de tributação é irretratável, ou seja, não pode ser modificada posteriormente. Detalhamos o assunto no e-book (clique aqui). Há também informações sobre o tema disponíveis no hotsite do PP-3. A escolha de tributação é feita no momento da migração, no Termo de Opção, ou até o último dia útil do mês seguinte à data efetiva da migração. Caso o participante não se manifeste neste prazo, a tributação aplicada será a progressiva, que, por legislação, é o padrão quando não é feita uma escolha. No PPSP-R e no PPSP-NR, a única opção de tributação do benefício é a progressiva.  

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Natal retoma atendimento presencial em horário normal

A Unidade de Natal retornou o horário normal de atendimento ao público, das 8h às 17h. Vale destacar que medidas de segurança foram adotadas para realizar atendimentos em nossas Unidades. Confira: 1 – Uso permanente e obrigatório de máscaras protetoras em nossas dependências. 2 – Disponibilização e uso constante de álcool em gel e produtos de higienização nos locais necessários. 3 – Distanciamento mínimo de 2 metros no atendimento aos associados. 4 – Suspensão das atividades sociais que causem aglomerações dos associados nas dependências da AMBEP.  

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Pandemia: confira as Unidades da AMBEP em funcionamento pelo Brasil

A diretoria da AMBEP determinou o horário especial de atendimento em todas as suas Unidades, das 10h às 16h, em função do agravamento da pandemia no País. A mudança estará em vigor do dia 15 de março a 30 de abril. É importante lembrar que, em função do agravamento da pandemia em alguns estados, determinadas Unidades da AMBEP estão com suas atividades suspensas e seguindo as determinações dos governos locais. As demais seguem normalmente as suas rotinas. Confira se a sua Unidade está em funcionamento: Alagoinhas FECHADO Angra dos Reis ABERTO Aracaju ABERTO Belém FECHADO Belo Horizonte FECHADO Brasília ABERTO Campinas FECHADO Campos FECHADO Curitiba ABERTO Duque de Caxias ABERTO Fortaleza FECHADO Itajaí ABERTO João Pessoa ABERTO Macaé ABERTO Maceió ABERTO Manaus ABERTO Mossoró FECHADO Natal FECHADO Niterói ABERTO Porto Alegre FECHADO Petrópolis ABERTO Recife FECHADO – a partir de 18/03 Rio de Janeiro ABERTO Salvador FECHADO Santo André FECHADO Santos FECHADO São Jose dos Campos FECHADO São Luís ABERTO São Mateus FECHADO – a partir de 18/03 São Mateus do Sul ABERTO São Paulo FECHADO São Sebastião FECHADO Vitória FECHADO – A partir do dia 18/03   Vale destacar que medidas de segurança foram adotadas para realizar atendimentos em nossas Unidades. Confira: 1 – Uso permanente e obrigatório de máscaras protetoras em nossas dependências. 2 – Disponibilização e uso constante de álcool em gel e produtos de higienização nos locais necessários. 3 – Distanciamento mínimo de 2 metros no atendimento aos associados. 4 – Suspensão das atividades sociais que causem aglomerações dos associados nas dependências da AMBEP. 5 – Fazer agendamento prévio para os atendimentos presenciais em nossas Unidades.

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IR 2021: como declarar os gastos com AMS

O mês de março abre o período para a declaração do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF). Saiba como acessar o documento da AMS para demonstrar os gastos com plano de saúde em 2020. É o comprovante anual de despesas médicas, que está disponível on-line na área restrita do portal da Saúde Petrobras e no Família Petrobras – basta fazer login com o CPF (ou número da carteirinha) e a senha. Empregados da Petrobras também podem acessar o comprovante por meio do SAP Fiori, do Portal de Aplicações SAP ou do Portal do Empregado. E aposentados ou pensionistas recebem ainda a versão impressa em suas casas. Não possui cadastro ou esqueceu a senha da AMS? Clique aqui e confira o passo a passo para fazer o seu. Dúvidas e inconsistências no demonstrativo Qualquer dúvida quanto aos valores no demonstrativo do plano, entre em contato com a AMS pelo Fale Conosco. A mensagem deve conter as seguintes informações: ● Nome e matrícula do titular; ● Telefone do titular; ● Nome do dependente, caso a dúvida esteja relacionada ao mesmo; ● Descrição detalhada da dúvida ou inconsistência encontrada. Lembre-se: é importante se programar para não deixar a declaração para a última hora. Em caso de atraso, a Receita Federal pode aplicar multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, limitada a 20% do todo, com valor mínimo de R$ 165,74.

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Live da AMBEP sobre PP-3: 11 de março, quinta, às 14h

A  videoconferência da AMBEP sobre PP-3 tem nova data: dia 11 de março, quinta-feira, às 14h. A live contará com a participação do Sr. Pedro Carvalho, assessor da Presidência da AMBEP, Alfredo Salles, consultor jurídico da Associação, José Roberto Vieira, Conselheiro Deliberativo da Petros, e Linaldo Coy, Conselheiro Fiscal da Petros. Durante a transmissão, os participantes poderão tirar suas dúvidas sobre o tema. Anote e participe! Data: 11 de março Dia: quinta-feira horário: às 14h Como participar: acesse aqui e participe! Acompanhe o assunto em nosso portal.

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Petros disponibiliza Informes de Rendimento para IR 2021

A Petros anunciou que os Informes Anuais de Imposto de Renda referentes a 2020 já estão disponíveis. Os documentos podem ser acessados pelo aplicativo da Fundação – disponível para download na App Store e na Google Play – ou pelo Portal Petros. Também serão encaminhados para o e-mail cadastrado na Fundação. A Petros disponibiliza três informes: rendimentos, empréstimos e contribuições. O informe de rendimentos é para aposentados e pensionistas que receberam benefícios no ano passado. O de empréstimos é para aqueles que tiveram contratos de empréstimo ativos com a Fundação no ano de 2020. O informe de contribuições reúne os pagamentos mensais feitos por participantes ativos de planos instituídos e as contribuições esporádicas feitas por participantes ativos de planos patrocinados. Quem integra mais de um plano administrado pela Petros receberá os informes de contribuições em um único documento. É importante lembrar que as contribuições mensais ordinárias dos participantes patrocinados são registradas em documento fornecido pela patrocinadora. Por isso, nem todos os participantes ativos receberão informe de IR da Petros. Para acessar a documentação pelo aplicativo, o participante deve clicar em Informe Anual para Imposto de Renda na tela inicial. O arquivo é aberto em PDF, e pode ser salvo no dispositivo ou impresso. Já no Portal Petros, é preciso acessar a Área do Participante, com login e senha. No menu à esquerda, na área de Autoatendimento, clique em Imposto de Renda. Para a segurança dos participantes, o informe enviado por e-mail é protegido. Para aposentados e pensionistas, é preciso digitar matrícula e senha Petros ou CPF e data de nascimento. Já os participantes ativos devem digitar os quatro primeiros números do CPF e ano de nascimento. TIPO DE INFORME / QUEM RECEBE Informe de rendimentos: aposentados e pensionistas que receberam benefícios em 2020 Informe de empréstimos: ativos e assistidos que possuíam contrato de empréstimo com a Petros em 2020 Informe de contribuições: ativos de planos instituídos e ativos de planos patrocinados que fizeram contribuição esporádica em 2020 Caso não consiga acessar o Informe Anual para IR no aplicativo ou no Portal Petros e não receba o documento por e-mail, o participante deve entrar em contato com a Central de Relacionamento da Petros – 0800 025 35 45 e (21) 3529-5550, no caso de ligações a partir de celular –, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Fonte Petros

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Petros tem novo Diretor de Seguridade

A Petros anunciou em seu portal que o Conselho Deliberativo da Petros aprovou, em reunião realizada no dia 24 de fevereiro, o nome de Akira Miki para a Diretoria de Seguridade, que estava sendo ocupada interinamente, desde junho do ano passado, pelo diretor de Riscos, Administração e Finanças, Leonardo Moraes. Antes de ser empossado, o novo diretor de Seguridade precisa ser habilitado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Segundo a Fundação, a escolha de Akira Miki foi conduzida por uma consultoria externa especializada em recrutamento, assim como ocorreu na seleção dos demais membros da Diretoria Executiva. Desde 2018, ele estava à frente da Gerência Executiva Atuarial e de Desenvolvimento de Planos da Petros. Currículo do novo diretor Com mais de 30 anos de experiência em previdência complementar, o executivo é formado em Ciências Atuariais, Direito e Estatística. Com MBA em Gestão Atuarial, pela FIPECAFI/FEA (USP), e em Gestão em Instituições Financeiras, pela Universidade Católica de Brasília, o novo diretor também possui certificações importantes, como CPA-20, da Anbima. Desde os anos 90, atua em grandes projetos que envolvem estudos técnicos, modelagens e criação de planos. Foi profissional de carreira do Banco do Brasil (BB), por onde se aposentou. E, antes de chegar à Petros, geriu as áreas atuarial e de cadastro da Previ, fundo de pensão do BB. Também passou pela gerência atuarial de BB Previdência e Sistel, além de ter participado, em 2013, do grupo de trabalho que implementou o plano de benefícios da Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo).

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Petros realizará live sobre PP-3 em 1º de março

O período de opção pelo PP-3 começa no dia 2 de março, conforme foi divulgado pela Petros. Em função disso, a Petros promoverá uma videoconferência em 1º de março, às 16h, com gerente executivo de Atuária, Akira Miki, e a gerente de Desenvolvimento de Planos, Marcia Costa. Eles vão apresentar os próximos passos da criação do PP-3, explicando o que é necessário para migrar e esclarecendo dúvidas sobre o novo plano de contribuição definida, que será oferecido para migração opcional exclusivamente a ativos e assistidos do PPSP-R e do PPSP-NR da Petrobras. O link para a transmissão ao vivo, que será realizada via Teams, será enviado no dia 26 de fevereiro. De acordo com a Fundação, após a apresentação, os dois gerentes vão responder a perguntas dos participantes. Como o tema é de grande interesse entre os participantes, as perguntas deverão ser enviadas previamente para identificar os principais pontos de dúvida e, assim, cobrir um maior número de assuntos na apresentação. Para enviar, Clique aqui e acesse o formulário, que estará disponível até as 15h do dia 26/02. Vale destacar que, durante a live, o chat para envio de perguntas estará aberto, mas será necessário se identificar. A Petros não responderá as perguntas enviadas de forma anônima, seja antecipadamente ou no chat ao vivo. Videoconferência da AMBEP A AMBEP promoverá uma videoconferência sobre PP-3 no dia 10 de março, quarta-feira, às 14h. A live contará com a participação do Sr. Pedro Carvalho, assessor da Presidência da AMBEP, Alfredo Salles, consultor jurídico da Associação, José Roberto Vieira, Conselheiro Deliberativo da Petros, e Linaldo Coy, Conselheiro Fiscal da Petros. Durante a transmissão, os participantes poderão tirar suas dúvidas sobre o tema. O link de transmissão será disponibilizado posteriormente. Acompanhe o assunto em nosso portal.  

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Petros dará início a opção pelo PP-3 em 2 de março

A Petros divulgou a data de início para o período de opção pelo PP-3 em 2 de março. Durante 30 dias, até 31 de março, ativos e assistidos do PPSP-R e do PPSP-NR da Petrobras poderão optar voluntariamente pela migração para o novo plano de contribuição definida. De acordo com a Fundação, para migrar, será necessário acessar um ambiente especial, que estará disponível a partir do dia 2 de março, no hotsite do PP-3, no aplicativo e no Portal Petros. No ambiente de migração, acessado com matrícula e senha Petros, ativos e assistidos poderão navegar num simulador e verificar diferentes cenários no novo plano, escolhendo, por exemplo, o tipo de recebimento de benefício, a data de aposentadoria ou o percentual de contribuição. A data de recálculo dos valores de referência para a migração foi fixada em 31/01/2021. Assim, os números que serão apresentados no simulador, que poderá ser acessado durante todo o período de migração, estarão posicionados nesta data-base. A Petros alerta que, caso opte por migrar, o ativo ou assistido terá de renunciar a ações judiciais contra o plano de origem. Isso é um pré-requisito para a migração. Os detalhes sobre como fazer esta renúncia serão divulgados em breve. Será preciso firmar também o Termo de Opção pelo PP-3, que é onde o participante define de fato as escolhas em relação ao novo plano, como forma de recebimento de benefício, opção ou não pelo saque de até 15% do saldo de conta e relação de beneficiários. A Fundação destacou ainda que a migração para o PP-3 encerra todo e qualquer vínculo com o plano de origem. Por isso, após optar por migrar, com o envio do Termo de Opção, o ativo ou assistido que tiver escolhido o PP-3 não poderá desistir da migração. A escolha não poderá ser alterada após a finalização da opção pela migração. Assim, mesmo no intervalo de tempo entre a opção do participante e a data efetiva de criação do plano, não haverá possibilidade de desistir da migração para o PP-3. Importante frisar que, embora a opção pelo PP-3 implique renúncia de todos os direitos no plano de origem, até a efetivação da migração, o participante terá que cumprir todas as obrigações no PPSP-R ou no PPSP-NR e continuará também com todos os direitos originais resguardados até o início das operações do PP-3. Também é necessário ressaltar que, apesar de sua criação ter sido aprovada por todas as instâncias de governança e autoridades competentes, o PP-3 só será efetivamente implementado após a análise da viabilidade técnica e administrativa do plano, que só poderá ser concluída depois do encerramento do período de opção e da definição da massa de participantes que optará pelo novo plano. Caso o PP-3 não possa ser criado, os participantes que tiverem optado pela migração seguirão no plano de origem. Para saber mais sobre o PP-3, clique aqui e navegue no hotsite. Videoconferência da AMBEP A AMBEP promoverá uma videoconferência sobre PP-3 no dia 10 de março, quarta-feira, às 14h. A live contará com a participação do Sr. Pedro Carvalho, assessor da Presidência da AMBEP, Alfredo Salles, consultor jurídico da Associação, José Roberto Vieira, Conselheiro Deliberativo da Petros, e Linaldo Coy, Conselheiro Fiscal da Petros. Durante a transmissão, os participantes poderão tirar suas dúvidas sobre o tema. O link de transmissão será disponibilizado posteriormente. Acompanhe o assunto em nosso portal.

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Você sofre de fibromialgia?

Quase todo mundo já sentiu dores na cabeça ou nas costas alguma vez na vida. A dor faz parte do nosso cotidiano, mas para uma parcela da população pode ser uma constante e não só sentir dor nas costas, mas também nas pernas, nos ombros e em várias outras áreas do corpo simultaneamente. Essas dores, geralmente, ainda são acompanhadas de fadiga crônica e distúrbios do sono. É a fibromialgia. Como isso acontece? A dor funciona como um alarme de que algo não vai bem em nosso corpo, mas no caso da fibromialgia esse alarme dispara sem necessidade e ativa todo o sistema nervoso, fazendo a pessoa sentir ainda mais dor. Na fibromialgia esse alarme dispara sem necessidade e ativa todo o sistema nervoso, fazendo a pessoa sentir ainda mais dor. Dessa maneira, nervos, medula e cérebro tornam os estímulos dolorosos ainda mais intensos. Isso significa que, além das dores provocadas pela própria condição, uma dor lombar ou uma dor nos ombros, por exemplo — problema comum que pode atingir qualquer um — pode ser ainda mais intensa em quem tem fibromialgia.

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Unidade de Manaus retoma suas atividades presenciais

A Unidade de Manaus retornou às atividades no dia 22 de fevereiro, seguindo as orientações do governo do estado Amazonas. O atendimento ao público está sendo feito em horário especial, das 9h às 15h, em razão do agravamento da pandemia que se observa no país. Esse horário está sendo adotado em todas as unidades da AMBEP até 28 de fevereiro.

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